Topo
pesquisar

Desodorantes e antitranspirantes: qual a diferença?

Curiosidades

PUBLICIDADE

Você pode até pronunciar os dois juntos referindo-se a apenas um tipo de produto: desodorantes antitranspirantes. A verdade é que existe uma enorme diferença, quimicamente falando, entre eles.

Desodorantes: o princípio ativo está nas fragrâncias, elas disfarçam os odores. Possuem também agentes antibacterianos para eliminar as bactérias presentes no suor.

Os desodorantes podem conter ainda, peróxido de zinco para promover a reação química de quebra (oxidação) dos ácidos graxos e aminas (presentes no suor) em compostos menores e com menos mau cheiro.

Antitranspirantes: os mais comuns são compostos por Cloridrato de Alumínio, Cloreto de Alumínio ou outras substâncias derivadas do alumínio. Eles agem inibindo a transpiração, deste modo, são mais eficientes no controle de odores.

A ação adstringente dos antitranspirantes consiste em comprimir as glândulas sudoríparas de modo que elas passem a não produzir mais suor. Entretanto, estudos alertam para possíveis tumores na região das axilas, provenientes do uso deste tipo de produto.

Agora, sabe de onde vem todo esse mau cheiro que exalamos diariamente? Os ácidos graxos e aminas (já citados) todos estes compostos se fazem presentes em nosso corpo e alguns deles conferem cheiro desagradável. É por isso que temos de nos cuidar fazendo uso de produtos que amenizem parte do cheiro socialmente indesejável.

Por Líria Alves
Equipe Brasil Escola

Curiosidades - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Desodorantes e antitranspirantes: qual a diferença?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/desodorantes-antitranspirantes-qual-diferenca.htm>. Acesso em 27 de abril de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA