Topo
pesquisar

Hora do Planeta (Earth Hour)

Curiosidades

A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.
PUBLICIDADE

O “Hora do Planeta” consiste no gesto simbólico de apagar as luzes em um dia e horário pré-determinados, por uma hora, a fim de chamar a atenção de todos acerca de um sério problema ambiental: o aquecimento global, uma vez que diversos países no mundo produzem energia elétrica a partir de combustíveis fósseis como carvão, gás e diesel. Nosso país, apesar de utilizar uma energia relativamente limpa, vinda de usinas hidroelétricas, contribui bastante para este caso agravante, em suas queimadas, poluentes oriundos de nossa economia emergente, agropecuária e derrubada de florestas.

Essa data pode ser considerada, também, um momento para incentivar o diálogo entre governo, empresas e sociedade em geral. Além disso, é propícia para que se celebre a Terra: o planeta de todos, e a integração entre as pessoas. Assim, debates, concertos musicais, jantares à luz de velas, projeções de filmes com o uso de energia oriunda de bicicletas, oficina de sombras de animais, dentre muitas outras ações, costumam ser desenvolvidas, com muita criatividade, por seus participantes.

O “Earth Hour”, como é chamado em inglês, é uma iniciativa do WWF (“World Wildlife Fund”, ou “Fundo Mundial da Natureza”, em português): uma das mais renomadas ONG’s ambientalistas do planeta.

Executado pela primeira vez em 2007, na capital da Austrália, teve a participação de 2,2 milhões de pessoas. Em 2008, 371 cidades de 35 países aderiram à ideia, com cerca de 50 milhões de indivíduos. Já em 2009, foram 4 mil cidades, em 88 países; e em 2010, 4616 cidades, em 128 países. Em 2011, mais de um bilhão de pessoas em todo mundo apagaram as luzes.

Em 2015 o “Hora do Planeta” será dia 28 de março, das 20h30min às 21h30min; e a expectativa é de que o número de adeptos aumente ainda mais. Na versão 2011 houve um novo desafio: a plataforma 60+, ou “vá além da hora”. Essa nova iniciativa sugeriu não somente apagar as luzes por uma hora, mas adotar hábitos mais sustentáveis em nosso cotidiano, partindo do princípio da redução, reutilização e reciclagem – ou mesmo dos “cinco erres”. Tal ideia tem também a possibilidade de ser divulgada via Facebook, Twitter e outras redes sociais, facilitando a divulgação e trocas de informações.

No Brasil, 75 cidades participam do movimento, entre elas, 15 são capitais. Governos, empresas e a população em geral, daqui e de todo o mundo, são convidados a participar deste ato simbólico de apelo aos problemas ambientais causados pela ação humana e de incentivo à adoção individual e coletiva de hábitos mais sustentáveis.

O Brasil Escola fará a sua parte!

E você?

*Confira o vídeo oficial do Hora do Planeta 2015 neste link.


Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Hora do Planeta (Earth Hour)"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/a-hora-planeta.htm>. Acesso em 02 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA