Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

As origens da China

Vaso em cerâmica, um dos principais traços da cultura material chinesa
Vaso em cerâmica, um dos principais traços da cultura material chinesa
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Contando com mais de 4000 anos de história, a China é considerada uma das mais antigas civilizações do mundo. Para melhor organizar toda sua trajetória, costuma-se dividir a História da China por meio de seus principais acontecimentos de natureza política. Didaticamente, a história chinesa inicia-se com uma Fase Original, que vai de 2200 A.C. até 221 A.C. Neste período, damos destaque a três civilizações que iniciam o processo de ocupação territorial e formação étnica do povo chinês.

A primeira delas é conhecia como Xia (2200 A.C. - 1750 A.C.). Por muito tempo, a existência desta civilização foi colocada em dúvida por muitos especialistas sobre o assunto. Entretanto, recentes pesquisas arqueológicas comprovaram o contrário. Tais pesquisas propõem que os Xia são descendentes diretos dos povos que, durante o período Neolítico, ocuparam o Vale do Rio Amarelo. Mesmo não contando com escritos dessa civilização, existem especulações no meio científico que acreditam que os Xia foram precursores do sistema de escrita criado na dinastia Shang.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Originária da mesma região dos Xia, a dinastia Shang (1750 A.C. – 1040 A.C.) ficou conhecida, principalmente, pelo seu desenvolvido sistema de escrita, em sua maioria, gravado em peles de animais. Além disso, essa dinastia também desenvolveu diversos utensílios em bronze. No âmbito dos rituais religiosos, os Shang costumavam organizar cerimônias onde a realização de sacrifícios humanos era recorrente. Sua organização política era monárquica e contava com um peculiar sistema sucessório. Usualmente, o trono era herdado do irmão mais velho para o irmão mais novo. Quando todos os irmãos faleciam, o trono era repassado ao mais velho dos sobrinhos maternos.

Tida como a principal fundadora da civilização chinesa, a dinastia Zhou (1100 A.C. – 771 A.C.) controlou hegemonicamente a região do chamado Reino Médio. Depois desse período hegemônico, a civilização Zhou sofreu uma invasão promovida por bárbaros da região Oeste. Em virtude do processo de invasão, a dinastia Zhou transferiu-se para a parte oriental do território chinês. Após o deslocamento, floresceram entre os Zhou diferentes sistemas de pensamento filosófico: o daoísmo, o confucionismo e o legalismo.

No fim desse período, inicia-se um intenso período de batalhas, conhecido como Estados Guerreiros (403 A.C. - 221 A.C.). Nesse período, que encerra as origens da civilização chinesa, ocorreu uma série de conflitos dotados de numerosos exércitos, cercos militares e batalhas que duravam vários dias.

Por Rainer Sousa
Graduado em História

Escritor do artigo
Escrito por: Rainer Gonçalves Sousa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "As origens da China"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/china/as-origens-china.htm. Acesso em 23 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas