Topo
pesquisar

Transporte ferroviário no Brasil

Geografia do Brasil

Entre 1870 e 1920, o transporte ferroviário no Brasil era bastante intenso. Hoje, no entanto, o Brasil é considerado um país pobre em ferrovias.
PUBLICIDADE

A nossa primeira ferrovia foi construída pela Imperial Companhia de estradas de ferro, fundada pelo Visconde de Mauá, ligando o Porto de Mauá, na Baía de Guanabara, a Serra da Estrela, no caminho de Petrópolis.

Tinha uma extensão de 14,5 km e bitola de i m (1854). Logo depois, outras surgiram no Nordeste, Recôncavo Baiano e, principalmente, em São Paulo, para servir à economia cafeeira, então em fraco desenvolvimento (Estrela do Café).

Eram, em geral, construídas ou financiadas por capitais ingleses que visavam somente à satisfação de seus interesses comerciais, sem o mínimo de planejamento.

Entre 1870 e 1920, vivíamos uma verdadeira “Era das ferrovias”, sendo que o crescimento médio desta era dos 6.000 km por década. Após 1920, com o advento da era do automóvel, as ferrovias entraram numa fase de estagnação, não tendo se recuperado até os dias atuais.

Atualmente, o Brasil é um país pobre em ferrovias, e que estas se encontram irregularmente distribuídas pelo território, pois enquanto a Região Sudeste concentra quase metade (47%) as ferrovias do país, as Regiões Norte e Centro-oeste, juntas, concentram apenas 8%.

Situação atual

O país possui hoje 30.000 km de ferrovias para tráfego, o que dá uma densidade ferroviária de 3, 1 metros por km²; é bem pequena em relação aos EUA (150m/km²) e Argentina (15m/km²). Apenas 2.450 km são eletrificados. As ferrovias apresentam-se mal distribuídas e mal situadas, estando 52% localizadas na Região Sudeste.

Na Malha Sul privatizada pela América latina Logística (ALL), binacional temos um excelente desempenho das ferrovias, com 15.628 km de extensão e volume de carga de 20,7 milhões de toneladas. Os produtos mais transportados por ela são: grãos, produtos siderúrgicos, contêineres, água, vinho, pedra e cimento.

Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • Sorayaquarta-feira | 29/10/2014 13:49Hs
    Estou fazendo o curso de Logística e pesquisando Modais. a minha modalidade específica e MODAL FERROVIÁRIO, por isso necessito de mais informações, mas as que me foram apresentadas foram muito apreciadas.
    • Beatriz Ramossegunda-feira | 19/10/2015 13:25Hs
      Conseguiu Soraya ?
      0 0
  • João Gabriel Melo da Silvaquinta-feira | 09/10/2014 10:23Hs
    acho que minha profe porque sou quase quase o melhor aluno mas sempre me deixam de lado quero que isso me ajude. de novo pode pesquisa.
  • João Gabriel Melo da Silvaquinta-feira | 09/10/2014 10:14Hs
    bom de mais aprendi muito e estou colando para o meu dever de historia acho que minha professora vai gostar. E pode pesquisar tá.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA