Topo
pesquisar

Rios amazônicos: principais vias de transporte

Geografia do Brasil

PUBLICIDADE

Os rios da região Norte é parte integrante da vida dos habitantes dessa região do Brasil. A característica dos rios amazônicos é favorável à navegação, pois muitos são extensos e volumosos e suas águas fluem lentamente. Tal condição faz com que os rios sejam uma importante via de transporte para os habitantes da região.

Em rios como o Negro, é comum o grande fluxo de embarcações. Os barcos transitam repletos de gêneros alimentícios, eletrodomésticos, peças de tratores e automóveis, material de construção, medicamentos e muitas outras coisas. Além das mercadorias, há diariamente um grande fluxo de pessoas.

Os portos existentes na região embarcam simultaneamente mercadorias de todas as espécies e pessoas. Os passageiros viajam acomodados em redes, que deixam o convés dos barcos totalmente colorido.

O transporte hidroviário é praticamente a única alternativa de transporte, tendo em vista que as rodovias são bastante restritas e as que existem não possibilitam o trânsito, como por exemplo, a transamazônica.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo De. "Rios amazônicos: principais vias de transporte "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/rios-amazonicos-principais-vias-transporte.htm>. Acesso em 30 de julho de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA