Topo
pesquisar

Principais Cidades do Brasil

Geografia do Brasil

Entre os 26 estados, mais o Distrito Federal, que compõem o Brasil, merecem destaque cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, entre outras.
PUBLICIDADE

O território brasileiro contém 26 estados e um Distrito Federal. Cada Estado possui cidades importantes no aspecto cultural, turístico, ambiental, histórico, econômico, entre outros. Mas quando se fala em cidades do Brasil, algumas merecem destaque, seja por sua participação na economia do país, pelo seu contexto histórico, por sua concentração populacional, entre outros critérios. Entre as várias cidades brasileiras podemos destacar:

Brasília: É a capital do Brasil, localizada na Região Centro-Oeste. Brasília possui extensão territorial de 5.802 km² e população de 2.570.160 habitantes*.

São Paulo: Capital do estado de São Paulo, sua extensão territorial é de 1.523 km². A população é composta por 11.253.503* habitantes, além de estar entre as cidades mais populosas do mundo.

Cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo

Rio de Janeiro: É a capital do estado do Rio de Janeiro, possui 1.182 km². A população é composta por 6.320.446* habitantes. Possui um importante acervo histórico e arquitetônico, além de suas belezas naturais que atraem vários turistas.

Cidade do Rio de Janeiro, capital do estado do Rio de Janeiro

Salvador: Capital da Bahia, sua extensão territorial é de 707 km². A população é composta por 2.675.656* habitantes. Foi a primeira capital do Brasil e possui belas construções do período colonial.

Salvador, capital da Bahia

Belo Horizonte: Capital do estado de Minas Gerais, sua extensão territorial é de 331 km². A população é composta por 2.375.151 * habitantes.

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais²

Fortaleza: Capital do estado do Ceará, sua extensão territorial é de 313 km². A população é composta por 2.452.185* habitantes. Apresenta 90 km de praias, fato que atrai turistas do mundo todo.

Fortaleza, capital do Ceará

Curitiba: Capital do estado do Paraná, sua extensão territorial é de 435 km². A população é composta por 1.751.907* habitantes. Apresenta um dos melhores padrões de qualidade de vida entre todas as capitais do Brasil.

Curitiba, capital do Paraná

Manaus: Capital do estado do Amazonas, sua extensão territorial é de 11.401 km². A população é composta por 1.802.014* habitantes. Apresenta marcos arquitetônicos do período áureo da borracha.

Manaus, capital do Amazonas.

Recife: Capital do estado do Pernambuco, sua extensão territorial é de 217 km². A população é composta por 1.537.704* habitantes. Possui belas praias e arquitetura holandesa.

Refice, capital de Pernambuco.

Porto Alegre: Capital do estado do Rio Grande do Sul, sua extensão territorial é de 497 km². A população é composta por 1.409.351* habitantes. É uma das cidades mais arborizadas do país.

––––––––––––––––––––

*A população de cada cidade segue dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

––––––––––––––––––––

¹ Créditos da imagem: gary yim e Shutterstock.com

² Créditos da imagem: Luiz C. Ribeiro e Shutterstock.com

 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner De Cerqueria E. "Principais Cidades do Brasil "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/principais-cidades-brasil.htm>. Acesso em 01 de outubro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA