Topo
pesquisar

Renda per capita que compõe o IDH brasileiro

Geografia do Brasil

A renda per capita corresponde à riqueza de um país dividida pelo número de habitantes.
PUBLICIDADE

Um indicador social que evidencia um bom IDH é a renda per capita. No Brasil, há uma grande desigualdade na distribuição de renda entre classes sociais, gênero e etnias.

O rendimento de um país é expresso em renda per capita, que corresponde à riqueza de um país dividida pelo número de habitantes. Porém, uma elevada renda per capita não confirma ou não reflete a realidade, pois de uma forma geral a renda é mal distribuída.

Alguns dados do IBGE revelam que o Brasil alcançou um aumento razoável nos indicadores sociais, porém não houve progresso na distribuição da renda, pois a minoria dos brasileiros possui altos salários e a maioria ganha pouco ou nada.

A renda per capita é o resultado da soma de tudo que é produzido em uma nação no ano. Em geral, os países expressam a renda per capita em dólar, que no caso é a moeda referência no mundo, para realizar comparações entre os países. Para conceber a renda per capita de um país é preciso dividir o PIB pelo número de habitantes, o resultado é a renda per capita, que corresponde ao valor das riquezas que caberia a cada indivíduo.

Hoje, no Brasil, cerca de 49 milhões de pessoas recebem até meio salário mínimo per capita e cerca de 54 milhões de brasileiros não possuem rendimento, esses são considerados pobres. As disparidades são explícitas entre regiões e estados brasileiros. No Nordeste, 51% da população vive com até meio salário mínimo, ao contrário da região Sudeste que é de apenas 18%. Outra desigualdade está entre homens e mulheres, pois as mulheres são em média mais pobres que os homens. Atualmente, a renda per capita brasileira é de 8.020 dólares, quase a metade da Argentina com 12.460 dólares, isso conforme dados do FMI e do Banco Mundial.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA