Topo
pesquisar

Metrópoles brasileiras

Geografia do Brasil

Existem atualmente 12 centros urbanos classificados entre as metrópoles brasileiras.
PUBLICIDADE

As metrópoles são centros urbanos de grande porte e caracterizam-se pelo poder de atração e influência que exercem sobre um grande número de cidades em seu entorno. Quanto maior a abrangência de sua influência, mais elevado é o seu nível na hierarquia urbana.

No Brasil, recebem a denominação de metrópole doze centros urbanos. Eles são classificadas, de acordo com o órgão oficial – o IBGE –, em três níveis:

São Paulo é o centro urbano de maior influência no país e é categorizado como Grande Metrópole Nacional
São Paulo é o centro urbano de maior influência no país e é categorizado como Grande Metrópole Nacional

  • Grande metrópole nacional – No Brasil, apenas um centro urbano figura nessa categoria: São Paulo, o maior centro urbano brasileiro. Possui aproximadamente 20 milhões de habitantes e é responsável, sozinho, por expressiva fatia do PIB do país.

  • Metrópole nacional – Nessa classificação, estão Rio de Janeiro e Brasília, que, com São Paulo, estão no primeiro nível da organização territorial. Rio de Janeiro, com mais 11 milhões de habitantes, e Brasília, com mais de 3 milhões de habitantes, possuem áreas de influência que ultrapassam os limites de seu estado (Rio de Janeiro) e o Distrito Federal.

O Rio de Janeiro é uma das metrópoles nacionais
O Rio de Janeiro é uma das metrópoles nacionais

  • Metrópole – No terceiro nível hierárquico, estão os centros urbanos de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre. Todos esses centros urbanos possuem população acima de 1,5 milhão de habitantes. A mais populosa das metrópoles é Belo Horizonte.

Embora Manaus e Goiânia figurem no terceiro nível da organização do território, possuem características que lhe confiam o caráter de metrópole. Esses critérios baseiam-se no porte e projeção nacionais que esses centros urbanos possuem.

Características das metrópoles

Em uma metrópole são encontrados elementos, como produtos e serviços, que facilmente se encontram em qualquer outra cidade. Entretanto, a característica marcante da metrópole é oferecer bens e serviços que só são encontrados nas metrópoles. A variedade, o nível de especialização e a especificidade dos elementos oferecidos pelas metrópoles explicam a influência exercida por esses centros urbanos.

Esse poder de influência das metrópoles, porém, não possui apenas caráter econômico. A influência política e cultural também faz parte dos requisitos que colocam esses centros urbanos no topo da hierarquia das cidades.

A ocupação das metrópoles é bastante verticalizada, se comparada a outras cidades brasileiras que não carregam esse título. A presença de edifícios comerciais, residenciais e de serviços públicos é comum nas regiões centrais das metrópoles e têm aparecido até mesmo nas regiões mais periféricas.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "Metrópoles brasileiras"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/metropoles-brasileiras.htm>. Acesso em 03 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA