Topo
pesquisar

Geografia Humana do Brasil

Geografia do Brasil

A Geografia Humana do Brasil volta-se para os diversos elementos que compõem o espaço geográfico brasileiro: da cultura à economia, entre outros temas.
A Geografia Humana do Brasil estuda as relações socioespaciais do território nacional
A Geografia Humana do Brasil estuda as relações socioespaciais do território nacional
PUBLICIDADE

Os estudos de Geografia Humana do Brasil preocupam-se em analisar os elementos demográficos, econômicos, urbanos, rurais, culturais, políticos e sociais do espaço geográfico brasileiro. Dessa forma, tantos os elementos que estão intrinsecamente ligados à constituição do território nacional quanto os aspectos de inter-relação entre o Brasil e o mundo são analisados.

Em seus aspectos humanos, o Brasil possui uma ampla diversidade, que se manifesta em elementos como a disposição étnica, os níveis produtivos, as variações culturais e religiosas, entre outros inúmeros aspectos. Portanto, conhecer mais sobre o espaço brasileiro é ampliar o conhecimento sobre essa variedade de inter-relações que constroem a identidade e a visão geral do país.

Economicamente, o Brasil apresenta uma estrutura sólida, com o sétimo maior PIB do mundo, mas que precisa avançar em relação ao combate à desigualdade de renda e à miséria e à pobreza, muito embora o país tenha apresentado melhorias nesse campo ao longo das últimas décadas. Apesar do forte peso da produção agrícola, o espaço brasileiro é bastante industrializado, com uma concentração do setor secundário na região Sudeste, embora haja um processo de desconcentração industrial em curso.

A demografia do Brasil apresenta um elevado quantitativo populacional, o suficiente para ultrapassar a marca de 200 milhões de habitantes. Por outro lado, a densidade demográfica é baixa e a população é má distribuída pelo território. Enquanto a região Sudeste apresenta a maior parte da população, a região Norte comporta verdadeiros “vazios demográficos”.

A rede de transporte brasileira é basicamente construída em torno das rodovias, que atendem a mais de 60% do transporte de cargas no país e são seguidas pelas ferrovias e hidrovias, muito embora os dois últimos tipos citados sejam mais recomendados em um país como o Brasil, com elevada extensão territorial e com grande quantidade de rios navegáveis.

A produção agrícola nacional, ao longo da história, sempre esteve pautada nas grandes monoculturas: inicialmente predominou a cana-de-açúcar, principal produto da economia canavieira colonial; no século XIX a produção de café conheceu o seu auge; ao longo do século XX foi a vez da soja e, atualmente, há um crescimento da cana-de-açúcar ao lado da própria soja. Apesar disso, a produção agropecuária brasileira é considerada de elevada diversificação em seu período atual.

Na presente seção de Geografia Humana do Brasil, você poderá aprofundar os seus estudos sobre o espaço geográfico brasileiro, conhecendo melhor os seus elementos econômicos, culturais, estruturais, sociais e demográficos. Esperamos auxiliar nos estudos sobre os diversos elementos que configuram a diversidade do território nacional.

Boa leitura!


Por Rodolfo Alves Pena
​Graduado em Geografia

Listagem de Artigos

artigos Geografia Humana do Brasil
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA