Topo
pesquisar

Floresta Equatorial

Geografia do Brasil

A Floresta equatorial detém a maior biodiversidade do mundo.
PUBLICIDADE

A Floresta Equatorial é um tipo de formação florestal localizado nas regiões equatoriais, na Zona intertropical, ou seja, próximas à Linha do Equador. A floresta apresenta temperaturas acima de 25°C, altas taxas de precipitação pluviométrica e elevadas taxas de umidade relativa do ar. Caracteriza-se pela baixa amplitude térmica e pelas chuvas de convecção, sendo que as altas temperaturas das regiões de clima equatorial provocam um intenso processo de evapotranspiração, ascensão do ar úmido, resfriamento nas altitudes mais elevadas, condensação e precipitação.

A floresta equatorial é bastante úmida, densa e com grande diversidade de espécies animais e vegetais (apresenta a maior biodiversidade do mundo). Suas árvores são de grande porte (podendo atingir mais de 60 metros), com folhas largas e grandes, além de muito próximas umas das outras, também são consideráveis as formações de porte intermediário, principalmente no interior da floresta.

A fauna é composta por animais rastejadores, anfíbios, beija-flores, araras, papagaios, periquitos, inúmeros tipos de macacos, esquilos, tucanos, cutias, pacas, antas, onça-pintada, diversos tipos de insetos, entre tantos outros.


 

Normalmente, os solos das florestas equatoriais são pobres em nutrientes, fato que ocorre em razão de sua composição ser de uma estreita camada composta por uma enorme quantidade de matéria orgânica denominada húmus, que são formados a partir da decomposição de folhas e animais, favorecida pela elevada umidade.

São exemplos de florestas equatoriais a Floresta Amazônica, localizada na América do Sul; a do Congo, no continente africano; e a da Indonésia e Malásia, no sudeste asiático.

A Floresta Amazônica está presente nos seguintes países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Essa floresta é considerada a que detém maior biodiversidade do planeta, além de possuir o rio mais volumoso do mundo, o Rio Amazonas. No Brasil, essa formação ocupa aproximadamente 40% do seu território.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner De Cerqueria E. "Floresta Equatorial"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/floresta-equatorial.htm>. Acesso em 29 de abril de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA