Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Economia de Mato Grosso

A economia do Mato Grosso tem como destaque a agropecuária, mas o setor industrial, de comércio e o turismo também merecem atenção.

O estado de Mato Grosso é o maior produtor nacional de algodão
O estado de Mato Grosso é o maior produtor nacional de algodão
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Localizado na Região Centro-Oeste, o estado de Mato Grosso possui extensão territorial de 903.329,700 quilômetros quadrados, sendo o segundo maior do Brasil. De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estadual é de 3.035.122 habitantes.

A economia dessa grande unidade federativa brasileira está em constante ascensão e, em 2008, o Produto Interno Bruto (PIB) mato-grossense atingiu a marca de 42,7 bilhões de reais, correspondendo a 1,6% do PIB nacional; no âmbito regional, sua participação foi de 18,1%. A participação das atividades econômicas para o PIB de Mato Grosso é a seguinte:

Agropecuária: 28,1%.
Indústria: 16,4%.
Serviços: 55,5%.

A agropecuária, apesar de corresponder a 28,1% das riquezas do estado, é a principal atividade econômica, pois o setor de serviços, que contribui com 55,5%, está diretamente ligado a ela. A comercialização de produtos e a instalação de hotéis e restaurantes, entre outros segmentos do setor de serviços, são alavancadas pelo desenvolvimento agropecuário, que também deu origem a novos municípios no estado.

Várias propriedades rurais de Mato Grosso são dotadas de aparatos tecnológicos que aumentam a produtividade e reduzem os custos, consequentemente, há uma grande lucratividade. Entre os principais cultivos estão o da soja, algodão, cereais, leguminosas e oleaginosas. O estado é o maior produtor nacional de algodão, abrigando 20 municípios dos 35 maiores produtores do Brasil. Também é responsável por produzir cerca de 20% da soja nacional. Mato Grosso também detém um dos maiores rebanhos bovino do país, com destaque para o gado de corte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O setor industrial, por sua vez, se concentra na capital, Cuiabá, e contribui com apenas 16,4% para o PIB estadual. Entretanto, ele está em expansão, sobretudo os segmentos alimentício, frigorífico, construção civil, cerâmica, couro-calçadista, celulose e papel, eletroeletrônica, farmacêutica, madeireira, mecânica e metalúrgica.

O turismo é promovido, principalmente, no Parque Nacional do Pantanal e no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Esses dois locais possuem belas paisagens naturais, fato que atrai milhares de visitantes e impulsiona o ecoturismo no estado.

Exportações e Importações de Mato Grosso.

Exportação: 7,8 bilhões de dólares:

Soja: 48%.
Óleo de soja e resíduos de sua extração: 22%.
Carne bovina: 8%.
Milho em grão: 7%.
Algodão: 6%.
Outros: 9%.

Importação: 1,3 bilhão de dólares:

Adubos e fertilizantes: 80%.
Máquinas e equipamentos: 5%.
Obras de ferro e aço: 3%.
Fosfato de cálcio: 2%.
Locomotivas e suas partes: 2%.
Outros: 8%.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Wagner de Cerqueira e Francisco Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Economia de Mato Grosso"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/economia-mato-grosso.htm. Acesso em 25 de abril de 2024.

De estudante para estudante