Topo
pesquisar

Brasil, país ou continente?

Geografia do Brasil

O território que constitui o Brasil representa 47% de toda terra emersa da América do Sul.
PUBLICIDADE

O Brasil possui um território de dimensões continentais com uma área de 8.547.403 quilômetros quadrados, dessa forma, é o terceiro em extensão territorial nas Américas, além disso, recentemente vem apresentando elevado crescimento econômico, enquadrando-se entre os principais nesse seguimento.

O território brasileiro representa 47% de toda terra emersa da América do Sul e 50% da população. Geograficamente, o Brasil está situado em um ponto privilegiado do continente sul-americano e é considerado uma potência, destacando-se no campo político e econômico. O país possui fronteira com grande parte dos países sul-americanos, salvo o Chile e o Equador, esse fator facilita as negociações comerciais e o fluxo de capitais e mercadorias.

Para o estabelecimento das fronteiras atuais foram necessários diversos acordos e tratados, os limites territoriais têm como objetivo indicar onde termina um país e inicia outro. Para delimitar é preciso utilizar linhas imaginárias que muitas vezes são marcadas por acidentes geográficos ou naturais (montanhas, rios etc.), e também existem aqueles criados pelo homem. As fronteiras são estabelecidas não somente em terra, mas também no oceano, no espaço aéreo e no subsolo.

Quanto à extensão do território, podemos analisar as extremidades do país de norte a sul e leste a oeste, no primeiro caso, do Monte Caburaí (Roraima) ao Arroio Chuí (Rio Grande do Sul) são registrados 4.395 quilômetros, já no segundo, da Serra da Contamana (Acre) à Ponta do Seixas (Paraíba) resulta em 4.320 quilômetros.

O Brasil não apresenta grandes desertos ou regiões geladas que possam impedir a ocupação do território como um todo, os inconvenientes existentes são provocados pela seca ou por enchentes, no entanto, isso poderia ser facilmente superado se houvesse um planejamento e vontade política para prevenir todos os possíveis acidentes decorrentes de acontecimentos climáticos.

O Brasil, em termos de localização geográfica, é um país ocidental, por se estabelecer a oeste do meridiano de Greenwich, além de 93% do território estar abaixo do hemisfério sul, esse fator influencia diretamente no tipo de clima apresentado, no caso, considerado como tropical.

Por causa da extensão da área brasileira e sua localização geográfica, há uma imensa variedade de plantas e animais (biodiversidade), o que garante uma grande riqueza de recursos naturais, que é utilizada para compor a economia do país. Além disso, a elevada temperatura de grande parte do território facilita o desenvolvimento da prática agrícola de praticamente todas as culturas.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo De. "Brasil, país ou continente? "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/brasil-pais-ou-continente.htm>. Acesso em 29 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA