Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aspectos naturais do Rio Grande do Sul

Itaimbezinho é um cânion presente no Rio Grande do Sul
Itaimbezinho é um cânion presente no Rio Grande do Sul
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Rio Grande do Sul está localizado na Região Sul do Brasil e possui características naturais que difere dos outros entes federados, mais especificamente em sua composição natural, tais como relevo, clima, vegetação e hidrografia.

Relevo

O estado apresenta basicamente três tipos de relevo: Planalto, Depressões e Planície, isso mostra uma variedade geomorfológica na região, o primeiro se encontra ao norte do Estado com altitudes acima de 1.000 metros.

Ao lado da Serra Geral está presente o ponto mais alto do Estado, com 1.410 metros, chamado de Pico do Monte Negro em São José dos Ausentes.

São quatro as unidades morfológicas presentes no Rio Grande do Sul denominadas de Planalto-Norte-Rio-Grandense, Depressão Central, Escudo Sul-Rio-Grandense e Planície Costeira.

• Depressão Central: correspondem a áreas com pouca altitude, essas não ultrapassam 400 metros, nessa região estão localizados importantes municípios como: Porto Alegre, Santa Maria, Bagé e São Gabriel.
• Escudo Sul-Rio-Grandense: esse tem sua origem a partir de rochas formadas no período Pré-Cambriano que sofre desgastes provocados por processos erosivos, as altitudes nesses locais não superam 600 metros.
• Planície Costeira: se estabelece em toda Costa Atlântica do território do estado e apresenta baixas altitudes.

Clima

O clima predominante no Rio Grande do Sul é subtropical úmido, que corresponde a duas estações bem definidas: verão, que apresenta elevadas temperaturas, e inverno, com frio intenso, possui o inverno mais rigoroso do país. As chuvas no decorrer do ano são bem distribuídas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A temperatura sofre variações de acordo com as altitudes, dessa forma, as áreas de baixa elevação apresentam o clima tropical e nas regiões de maiores elevações, predomina o clima temperado.

Vegetação

A composição vegetativa do Estado do Rio Grande do Sul é constituída basicamente por quatro tipos distintos de vegetação: Mata de Araucárias, Pampas, Vegetação Litorânea e Mata Atlântica.

• Mata de Araucárias: é caracterizada por uma floresta subtropical formada por coníferas e pinheiro-do-paraná.
• Vegetação Litorânea: ao longo de todo litoral rio- grandense se encontra vegetação úmida com uma abundante quantidade de areia.
• Mata Atlântica: é um tipo vegetação que cobre desde o norte até o sul do país na costa litorânea.

Hidrografia

A rede hidrográfica do Rio Grande do Sul é dividida em três regiões:

Região Hidrográfica da Bacia do Rio Uruguai;
Região Hidrográfica da Bacia do Guaíba;
Região Hidrográfica da Bacia do litoral.

Os rios mais importantes do Rio Grande do Sul:

- Uruguai;
- Ijuí;
- Jacuí; 
- Caí;
- Taquari;
- Ibicuí;
- Pelotas;
- Camaquã;
- Sinos.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eliene Percília Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Aspectos naturais do Rio Grande do Sul"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-naturais-rio-grande-sul.htm. Acesso em 20 de abril de 2024.

De estudante para estudante