Topo
pesquisar

Aspectos naturais do Piauí

Geografia do Brasil

PUBLICIDADE

Piauí é uma das unidades da Federação localizada na região Nordeste. O território do Estado abrange uma área de 251.576,644 km2, que abriga características específicas de relevo, clima, vegetação e hidrografia.

Relevo

A superfície do Estado é formada por um relevo plano, somente 18% do território possui altitude acima de 600 metros. São identificadas três unidades de relevo: Baixada litorânea, ocorre ao norte do território; Planalto de Chapada e Serras, que apresentam os pontos mais elevados do Estado (entre 600 e 880 metros), encontrados a leste, sudoeste e sul; e a planície do Parnaíba, formação de terras baixas localizadas nas proximidades do rio Parnaíba que se estende até a Baixa Litorânea.

Clima

No Piauí são identificadas duas características climáticas: tropical quente e úmido, e semi-árido. O clima tropical é predominante em grande parte do território estadual, as temperaturas nessas áreas oscilam entre 25° e 27°C ao ano. O norte é mais úmido, e por isso, os índices pluviométricos são mais elevados (ao sul 700 mm e ao norte 1.200 mm). O clima semi-árido abrange, principalmente, o sudoeste do Estado. Os índices pluviométricos nessas áreas não ultrapassam os 700 mm anuais, além disso, as chuvas são distribuídas nessas regiões de maneira irregular, provocando secas prolongadas. As temperaturas nessas áreas variam de 24° a 40°C.

Vegetação

Apesar de a seca fazer parte da realidade do Estado, o mesmo abriga diferentes coberturas vegetais. São elas: Caatinga, Cerrado, Floresta e Mata de Cocais.

Cerrado

Esse domínio é identificado principalmente no norte e sudoeste do Estado. O Cerrado tem como características: árvores retorcidas, campos cobertos por gramíneas e arbustos.

Floresta

Áreas cobertas por Carnaúba, Babaçu e Buriti, espécies vegetais encontradas em outros biomas.

Mata dos Cocais

Corresponde a uma área de transição entre os domínios da Amazônia e da Caatinga.


Hidrografia

O Piauí possui o rio Parnaíba como principal, além de seus afluentes, como o Uruçuí Preto e o Gurguéia.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Piauí - Região Nordeste - Geografia do Brasil - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner De Cerqueria E. "Aspectos naturais do Piauí "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-naturais-piaui.htm>. Acesso em 30 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA