Topo
pesquisar

Aspectos Naturais do Maranhão

Geografia do Brasil

PUBLICIDADE

Com extensão territorial de 331.935,507 quilômetros quadrados, o Maranhão é o segundo maior estado nordestino, além de possuir a segunda maior costa litorânea brasileira, com extensão de 640 quilômetros. O estado pertence àsub-região do meio-norte, sendo o único do Nordeste que tem parte do território coberto pela floresta Amazônica.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma importante área de proteção ambiental. Esse parque possui 155 mil hectares, onde são encontrados rios, lagos, manguezais e dunas, que atingem até 50 metros de altura.

Características naturais do Maranhão:

Relevo
O relevo maranhense apresenta topografia regular, com aproximadamente 90% da superfície abaixo de 300 metros de altitude. Ele é composto por costa recortada e planície litorânea com dunas e planaltos no interior. O ponto mais elevado do Maranhão é a chapada das Mangabeiras: 804 metros de altitude.

Clima
O clima equatorial é predominante na porção oeste do estado, apresentando altas médias pluviométricas (chuva) e temperaturas elevadas. O restante do território maranhense recebe influência do clima tropical, com maiores taxas pluviométricas nos primeiros meses do ano.

Vegetação
O maranhão apresenta grande variedade de biomas. Sua vegetação é composta por mata de cocais (a leste), mangues (no litoral), floresta Amazônica (a oeste) e cerrado (ao sul).

Hidrografia
Com grande riqueza de recursos hídricos, o Maranhão tem como rios principais o rio das Balsas, Gurupi, Itapecuru, Mearim, Parnaíba, Pindaré, Tocantins, Turiaçu.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Maranhão - Região Nordeste - Geografia do Brasil - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner De Cerqueria E. "Aspectos Naturais do Maranhão "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-naturais-maranhao.htm>. Acesso em 28 de julho de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA