Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aspectos naturais de Goiás

A vegetação que caracteriza o Estado é o cerrado
A vegetação que caracteriza o Estado é o cerrado
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Estado de Goiás possui grande variedade de aspectos naturais, dessa forma se torna necessário o estudo de tais componentes.
A seguir a apresentação, de modo simplificado, de algumas características.

Relevo

O relevo de Goiás não é homogêneo, isso significa que se apresenta em distintas formas e composições rochosas. Diante disso, são percebidas áreas com formação de cristalino sedimentares antigos e também planaltos moldados pelos processos erosivos intercalados com áreas de chapadas, todas se diferem em relação à composição química.

Goiás não apresenta grandes altitudes, os pontos mais elevados estão estabelecidos na Chapada dos Veadeiros. Nesse local o relevo supera 1.200 metros de altitude, especialmente em Pouso Alto (1.784 m.), Serra dos Cristais (1.250 m.) e na Serra dos Pirineus (1395 m).

O município de Cristalina possui a maior altitude da Região Centro-Oeste, cerca de 1.250 metros, e a Serra dos Pireneus com 1.395 metros de altitude. Em contrapartida, as áreas mais planas, ou seja, com baixa elevação do relevo, estão localizadas a oeste do Estado.

Clima

O Estado de Goiás possui clima predominante tropical semi-úmido, suas características se apresentam em duas estações distintas, uma de seca (maio a setembro) e outra chuvosa (outubro a abril).

A temperatura média anual do Estado pode variar em 18º e 23ºC, dessa forma, as temperaturas mais elevadas ocorrem nos meses de setembro e outubro e podem atingir até 39°C, e as mais baixas temperaturas se apresentam entre os meses de maio e julho, nesse as temperaturas chegam a atingir, em determinadas regiões, 4ºC.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vegetação

A vegetação que caracteriza o Estado é o cerrado, essa composição vegetativa possui aspectos particulares, as árvores são baixas com troncos retorcidos, folhas e cascas grossas, além de raízes profundas para que nos período da seca (maio a setembro) as raízes possam atingir o lençol freático e, dessa forma, obter água.

O cerrado sofre variações que dão origem à classificação do bioma, assim, o cerrado é dividido em subsistemas: subsistema do cerrado comum, subsistema cerrado, subsistema de cerradão, subsistema de matas, subsistema de campo e subsistema de veredas e ambientes alagadiços, no entanto, existem outras classificações dos subsistemas ainda mais específicas.

Além do cerrado que é predominante, é encontrado também no Estado uma restrita área de floresta tropical, que abrange o mato-grosso goiano e vestígios de floresta atlântica nas proximidades de Goiânia, Anápolis, além de outras cidades do sul de Goiás. Esse tipo de vegetação é comum, principalmente, em áreas acidentadas e nas margens de mananciais.

Hidrografia

Goiás possui um grande potencial hídrico, existe uma imensa quantidade de córregos, rios e enormes aqüíferos (águas subterrâneas).

O Estado é banhado por três importantes bacias hidrográficas, Bacia do Paraná, Bacia Araguaia-Tocantins e a Bacia do São Francisco.

A seguir os principais rios do Estado de Goiás:

Rio Aporé
Rio Araguaia
Rio Claro
Rio Corrente
Rio Corumbá
Rio Crixá Grande
Rio Crixá Pequeno
Rio das Almas
Rio dos Bois
Rio Jacaré
Rio Manoel Alves
Rio Maranhão
Rio Meia-Ponte
Rio Paraná
Rio Paranaíba
Rio dos Peixes
Rio Preto
Rio Santa Teresa
Rio São Marcos
Rio do Sono
Rio Tocantins
Rio Tocantinzinho
Rio Vermelho

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Thiago Ribeiro Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Thiago. "Aspectos naturais de Goiás"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-naturais-goias.htm. Acesso em 16 de abril de 2024.

De estudante para estudante