Topo
pesquisar

Aspectos naturais do Estado da Bahia

Geografia do Brasil

PUBLICIDADE

Bahia é um Estado brasileiro localizado na região nordeste do país. O Estado encontra-se no sul da região nordeste, essa unidade da federação limita-se com Alagoas, Sergipe, Pernambuco, além do Piauí ao norte, Minas Gerais e Espírito Santo ao sul, Goiás e Tocantins a oeste e ao leste com o oceano Atlântico.

O estado ocupa uma área de 564.830,859 km2, no interior do território existem diferentes tipos de relevos, climas, vegetações e hidrografia.

Relevo

Grande parte do território baiano possui relevos que estão acima dos 200 metros de altitude. Nesse território há uma grande variedade de relevos, onde destacam-se principalmente as dunas, planícies e manguezais no litoral, ao sudeste ocorre o planalto, no vale do rio São Francisco ocorrem depressões, locais onde desenvolve o clima semi-árido.

Na Bahia, o ponto mais elevado está situado na serra Barbado que apresenta altitudes que atinge até 2.033 metros.

Clima

No território baiano o clima que predomina é o tropical, devido a isso as temperaturas são elevadas praticamente o ano todo, acima dos 26ºC, exceto na serra do Espinhaço, onde as temperaturas são amenas.

O clima semi-árido se apresenta no sertão do Estado com pouca precipitação, ocasionando longos períodos de estiagem. Na região de Ilhéus os índices pluviométricos podem superar os 1.500 mm e no sertão não ultrapassa 500 mm ao ano. As chuvas são irregulares, em alguns anos não ocorre, o que provoca a seca.

Vegetação

Existem três tipos básicos de cobertura vegetal no território baiano, a caatinga que ocupa maior parte, floresta tropical úmida e o cerrado.

Hidrografia

A costa litorânea do estado é de 932 km de extensão, quanto aos rios o principal é o São Francisco, a bacia desse rio abrange uma área de 304.421,4 km2 que corta grande parte do Estado. O São Francisco exerce grande influência em importantes municípios da Bahia, alguns deles com grande potencial econômico. Além dessa bacia existem ainda as dos rios Itapicuru, Paraguaçu, Contas e Jequitinhonha.

_____________
*Créditos da imagem: Vinicius Tupinamba / shutterstock

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo De. "Aspectos naturais do Estado da Bahia "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-naturais-estado-bahia.htm>. Acesso em 27 de maio de 2016.

A Independência da Bahia: um dos mais intensos episódios de luta contra a dominação portugesa no Brasil
História do Brasil Independência da Bahia
Indústria no sul da Bahia
Geografia do Brasil Economia da Bahia
Baianas
Geografia do Brasil Aspecto da população baiana
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA