Topo
pesquisar

A Região Norte abriga a Amazônia

Geografia do Brasil

PUBLICIDADE

A Região Norte do Brasil é cobiçada por todo o mundo, pois comporta uma extensa floresta com grande riqueza de paisagens e recursos naturais ainda conservados. Na Floresta Amazônica existem diversos tipos de vegetações divididos em partes, há cerrado, campo e vegetação litorânea.

No entanto o que predomina é a Floresta Amazônica, ocupando aproximadamente 80% de toda região norte. Além da floresta ocupar a maioria da região, abrange partes de outros estados como Mato Grosso e Maranhão e até em outros países da América do Sul tais como Suriname, Colômbia e Peru.

A Floresta Amazônica possui características com árvores de grande estatura e copas largas, porém essa cobertura vegetal é definida conforme as variações dos elementos da natureza como relevo, clima, umidade e os litossolos encontrados dispersos na região.

Diante da complexidade existente na configuração da Floresta Amazônica, fica evidenciado que essa possui níveis, são eles:

Mata de Igapó: esse subsistema se encontra distribuído em áreas mais baixas do relevo, correspondendo a regiões próximas às margens de mananciais (rios, lagos, córregos etc), a principal característica é que essa vegetação permanece sempre alagada. As árvores que compõe esse tipo de vegetação possuem estatura menor que 20 metros ramificadas, e com grande presença de cipós e plantas aquáticas.

Mata de Várzea: se encontra em áreas mais elevadas em relação às matas de igapó, possui aspecto de mata fechada com árvore de 20 metros e galhos repletos de espinhos.

Mata de Terra firme: esse tipo de vegetação é composto por árvores altas que atingem entre 30 e 60 metros de altura, geralmente próximas, no qual favorece o agrupamento das copas, dessa forma impede a entrada de luz do sol. Sob essas árvores não se desenvolve árvores de pequeno porte e arbusto, devido à falta de luz que favorece o processo de fotossíntese indispensável para a vida dos vegetais.

Floresta semi-úmida: corresponde a um tipo de vegetação de transição entre outros biomas, sua cobertura vegetal é composta por árvores com alturas que variam entre 15 e 20 metros, os troncos são finos e as copas restritas.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo De. "A Região Norte abriga a Amazônia"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-regiao-norte-abriga-amazonia.htm>. Acesso em 27 de julho de 2016.

Complexo regional amazônico em destaque no mapa
Geografia do Brasil Complexo regional amazônico
Estados e capitais da Região Norte do Brasil
Geografia do Brasil A Região Norte
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA