Topo
pesquisar

A mineração na região Norte

Geografia do Brasil

Quando falamos de mineração na região Norte do Brasil, podemos destacar as jazidas da Serra dos Carajás e Oriximiná.
PUBLICIDADE

As atividades ligadas à mineração na região Norte têm se despontado como uma relevante fonte de geração de riqueza, especialmente com a instalação de grandes empresas mineradoras. Atualmente existem cerca de 1 milhão de Km2 de área com potencial para a mineração que se encontram no controle de grandes empresas, porém somente 1% dessa área está sendo explorada de maneira efetiva. Dentre as principais jazidas existentes na região Norte, as de maior destaque é a Serra dos Carajás e Oriximiná.

A Serra dos Carajás figura como uma das maiores jazidas do mundo, está situada no sudeste do Pará, no Parque Ecológico de Carajás, município de Parauapebas, região sul do estado, entre o rio Tocantins e Xingu. No local há uma grande reserva de minérios, como minério de ferro (considerado como o mais puro do mundo), manganês, cobre, bauxita, ouro, níquel, estanho entre outros. A partir da década de 70 o governo brasileiro realizou diversos investimentos na estruturação da região, de maneira que oferecesse condições de extração, processamento e transporte dos minérios.

O principal projeto instituído pelo governo recebeu o nome de o Grande Carajás, o investimento para a implantação do mesmo foi de aproximadamente cinco bilhões de dólares, valor levantado para a construção da usina hidrelétrica de Tucuruí no rio Tocantins, isso para a geração de energia para suprir as necessidades do projeto. Além da construção da Estrada de Ferro Carajás, que favoreceu a circulação e escoamento da produção e também a criação do porto Ponta da Madeira, localizado na cidade de São Luiz (Maranhão). A construção desse porto possibilitou o acesso de navios oriundos de diversos lugares do mundo, em outras palavras, facilitou o processo de exportação.

Na Serra de Oriximiná é extraído bauxita, a empresa responsável pela exploração da jazida é a Empresa de Mineração Rio do Norte, composta pela Companhia Vale do Rio Doce, empresas transnacionais e nacionais. A grande maioria da produção tem como destino a exportação.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Região Norte - Geografia do Brasil - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo De. "A mineração na região Norte "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-mineracao-na-regiao-norte.htm>. Acesso em 29 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA