Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

A hidrografia e o relevo da região Norte

Como o relevo predominante na região Norte é o de planície, praticamente todos os rios são navegávei
Como o relevo predominante na região Norte é o de planície, praticamente todos os rios são navegávei
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A região Norte do Brasil é a menos povoada, no entanto, é a mais rica em biodiversidade e paisagens naturais. Quanto às características da hidrografia e também do relevo, ambos estabelecem uma relação de interdependência efetiva, isto é, uma influencia no outro.

A região abriga a maior rede hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, nome dado em razão do seu rio principal, o Amazonas. O mesmo é o maior do mundo em extensão e volume, durante os 6571 km que ele percorre e drena as águas de aproximadamente 7 mil afluentes.

A maioria dos rios da região são extensos e volumosos, isso proveniente do relevo plano. Os rios de maior destaque são: Amazonas e Tocantins. A rede hidrográfica se caracteriza pelo potencial de navegação, tendo em vista que existem cerca de 25 mil km de percurso viáveis para o deslocamento de embarcações fluviais. Diversos rios que compõe a Bacia Amazônica percorrem áreas compostas por planaltos, fator que propicia a utilização dos mesmos para a exploração hidráulica, ou seja, produção de energia elétrica. Mas, em razão da distância entre esses rios e os principais centros industriais e urbanos do país, a exploração dos mesmos para essa finalidade se torna inviável.

Existem diferentes características de relevo (planícies, depressões e planaltos aplainados) na região Norte, entretanto, o que predomina é uma superfície bastante plana, ou seja, as planícies. Em toda extensão territorial são identificados 5 planaltos, 5 depressões e 4 planícies, além de três picos elevados, são eles: Monte Caburaí, com 1.456 metros de altitude; Monte Roraima, com 2.727 metros; e o ponto mais elevado do país, o Pico da Neblina, como 2.993 metros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "A hidrografia e o relevo da região Norte"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-hidrografia-relevo-regiao-norte.htm. Acesso em 20 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas