Topo
pesquisar

Vitamina B

Biologia

PUBLICIDADE

A vitamina B, um composto hidrossolúvel, é constituída por um complexo vitamínico de várias substâncias, sendo: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina), colaborando com muitas reações químicas do organismo humano, principalmente no mecanismo de respiração celular, fornecendo energia (ATP) para o metabolismo.

Entre as principais funções destacam-se: o auxílio na oxidação dos carboidratos, a manutenção do tônus muscular e nervoso, o adequado funcionamento do sistema digestório, auxílio na coordenação motora, prevenção contra pelagra, estimulação do apetite, além de manter a tonalidade e a pele saudável.

Porém, os sintomas da deficiência podem ser: Insuficiência cardíaca, inflamação e degeneração dos nervos (Beribéri), lesões na pele, alteração da hematopoiese (má formação de hemácias), distúrbios mentais, implicações gastrointestinais, anemia, fadiga, formigamento das mãos e dos pés, irritabilidade e convulsões.

Esse complexo com oito vitaminas distintas coexiste nos seguintes alimentos: carne (fígado e peixe), vegetais (couve, repolho e espinafre), legumes (feijão, soja e ervilha), cereais integrais, leite e ovo, prevenindo de forma balanceada várias doenças e complicações orgânicas.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk Da Fonseca. "Vitamina B"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/vitamina-b.htm>. Acesso em 31 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA