Três domínios

A classificação dos três domínios proposta por Woese, em 1977, divide os seres vivos em três grupos: Archaea, Bacteria e Eukarya.

O domínio Archaea inclui organismos extremófilos, ou seja, que vivem em ambientes extremos, como em rios ácidos

Alguns organismos vivos apresentam características muito marcantes que permitem classificá-los em grupos bem definidos. Outros, no entanto, apresentam algumas peculiaridades que tornam uma classificação exata impossível. Diante dessa problemática, é constante a busca por maneiras mais fieis de classificação.

Em 1977, Carl Woese propôs um modelo baseado em aspectos evolutivos a partir da comparação de sequências de rRNA. A partir desses estudos, ficou claro que os eucariontes apresentam muitas relações entre si e que os procariontes poderiam ser organizados em dois grupos. Os seres vivos passaram, então, a ser classificados em três subdivisões principais, denominadas de domínios, uma categoria acima de Reino. Os três domínios existentes são: Archaea, Bacteria e Eukarya.

Mapa Mental: Três Domínios

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Archaea

O domínio Archaea é representado por organismos geralmente quimiotróficos e procariontes, que não possuem membrana nuclear. Muitos dos representantes são extremófilos, ou seja, organismos que são capazes de viver em condições extremas. Esses seres, normalmente, vivem em ambientes como fontes termais e locais ricos em enxofre, extremamente quentes ou repletos de sal.

Por viverem em muitos locais consideráveis inabitáveis pela maioria dos seres vivos, alguns autores afirmam que os organismos do domínio Archaea estabelecem os limites da tolerância dos seres vivos às condições ambientais. Diante dessa particularidade, pesquisadores consideram o estudo desses micro-organismos essencial para se entender mais a respeito da origem da vida no planeta.

Bacteria

O domínio Bacteria abarca organismos unicelulares e procariontes que anteriormente eram classificados como eubactérias. Esse domínio engloba bactérias que causam doenças ao homem e também aquelas encontradas em ambientes como a água e o solo.

Considerando a classificação de Woese, extingue-se o Reino Monera, uma vez que os procariontes estão agora agrupados em dois domínios: Archae e Bacteria.

Eukarya

Nesse domínio são encontrados apenas organismos eucariontes, ou seja, que possuem núcleo delimitado por membrana nuclear. O domínio Eukarya engloba organismos unicelulares, como é o caso dos protozoários, ou multicelulares, como ocorre em animais, fungos e plantas.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Três domínios"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/tres-dominios.htm. Acesso em 19 de abril de 2024.

Atualmente, costuma-se agrupar os seres vivos em três domínios. De acordo com essa classificação, os organismos procariontes estão agrupados:

a) exclusivamente no domínio Archaea.

b) exclusivamente no domínio Bacteria.

c) exclusivamente no domínio Eukarya.

d) nos domínios Archaea e Bacteria.

e) nos domínios Bacteria e Eukarya.

Os organismos procariontes extremófilos foram classificados em qual dos domínios existentes?

a) Bacteria.