Topo
pesquisar

Tipos de água

Biologia

Existem diferentes tipos de água, mas alguns merecem destaque, como a água salgada, salobra, doce, potável e destilada.
PUBLICIDADE

Quando falamos em água, sempre pensamos naquela utilizada para beber, tomar banho ou preparar nossos alimentos. Entretanto, existem vários tipos de água no planeta, cada uma com uma peculiaridade.

De acordo com a salinidade, podemos dividir a água em doce, salobra e salgada. A água doce apresenta pouca quantidade de sal (cloreto de sódio), sendo assim, apesar do termo, devemos deixar claro que ela não apresenta açúcar. Essa é a água mais utilizada pelo homem e encontra-se disponível em rios, lagos e reservas subterrâneas. Estima-se que ela represente apenas 2,5% do total de água do planeta.

A água salgada é aquela rica em sais dissolvidos, principalmente o cloreto de sódio. Esse tipo de água é encontrado nos mares e oceanos e compõe cerca de 97,5% de todo o total de água existente na Terra.

Por fim, temos a água salobra, que apresenta características intermediárias, ou seja, possui mais sais que a água doce e menos sais que a água salgada. Ela é comum em áreas onde o rio encontra o mar, tais como no mangue.

Além dessa classificação básica, podemos citar outros tipos bastante conhecidos de água, tais como a água potável, a água mineral, a água destilada e a água deionizada. A água potável pode ser definida como uma água doce própria para consumo, sendo caracterizada por não possuir cor, odor, micro-organismos patogênicos e apresentar alguns importantes minerais naturais.

A água mineral, por sua vez, pode ser definida como aquela que possui características físico-químicas que promovem benefícios aos seres humanos. Essas águas são mais enriquecidas em sais minerais quando comparadas às outras e são classificadas de acordo com a sua composição química, fonte e propriedades medicinais. Geralmente, esse tipo de água é potável.

Já a água destilada é aquela produzida em laboratório com o uso de um destilador. A principal função desse aparelho é retirar os sais da água, deixando-a pura, sem nenhuma substância dissolvida. Sua utilização é frequente em laboratórios, na fabricação de medicamentos e em baterias de carros. Além disso, alguns pesquisadores defendem também a sua ingestão.

A água deionizada é aquela submetida a processos para a remoção de íons e é usada em laboratórios de pesquisa, na indústria farmacêutica, eletrônica, alimentícia, entre outras. Vale destacar que, apesar de não apresentar substâncias iônicas, esse tipo de água possui substâncias moleculares.

Existem ainda a água contaminada e a poluída, dois tipos que surgiram em decorrência da falta de conscientização sobre a preservação desse importante recurso natural. A água poluída é aquela que apresenta modificações em suas características físicas e químicas, que alteram, por exemplo, sua cor, odor e sabor. Já a água contaminada é aquela que possui substâncias e organismos capazes de transmitir doenças. Essas águas não devem ser consumidas, pois podem colocar em risco a saúde humana.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Tipos de água"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/tipos-agua.htm>. Acesso em 27 de junho de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA