Topo
pesquisar

Sistema Locomotor

Biologia

O sistema muscular e o sistema esquelético fazem parte do sistema locomotor. Esse sistema é responsável pelos inúmeros movimentos, inclusive a locomoção que conseguimos desenvolver.
PUBLICIDADE

Os músculos estão envolvidos em todo e qualquer tipo de movimento que o organismo pode realizar. Metade do peso corporal provém deles. São órgãos que podem ser de três tipos: liso, estriado cardíaco e estriado esquelético.

O músculo liso é encontrado na parede de órgãos ocos, e apresenta contração involuntária. É o único tipo de músculo presente nos animais invertebrados.

O músculo estriado cardíaco constitui o miocárdio (músculo do coração) e apresenta contração involuntária.

O músculo estriado esquelético constitui a maior parte do nosso organismo. Os músculos dessa categoria são responsáveis pelas contrações e movimentos voluntários do corpo. Podem ter seu volume e tamanho aumentados com exercícios físicos. Esses músculos ligam-se aos ossos por meio de tendões. Quando um músculo se movimenta, ele se contrai e puxa o osso ao qual está ligado, mas para que ocorra o movimento, o outro músculo também precisa se contrair para o lado contrário.

SISTEMA ESQUELÉTICO

Esqueleto humano

O sistema esquelético é formado por um conjunto de ossos que podem ser de vários tipos (longos, chatos, curtos e irregulares). Além da sustentação do corpo, os ossos também produzem células do sangue e servem como reserva de cálcio. Ligados aos músculos por meio de tendões, realizam movimentos responsáveis pela locomoção.

Na união dos ossos existem cartilagens, que são responsáveis por não deixarem que ocorra atrito e eventual desgaste ósseo.

Do esqueleto fazem parte também os ligamentos. Eles são encontrados nas articulações e se prendem firmemente nos tecidos ósseos.  Às vezes pode ocorrer ruptura desses ligamentos, em casos mais graves a intervenção cirúrgica pode ser necessária.

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Sistema Locomotor"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-locomotor.htm>. Acesso em 10 de fevereiro de 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • Rian Jorge De Souza Barrossegunda-feira | 26/10/2015 15:11Hs
    abrigado quebrol um gallho amanha tem simulado 27/10/2015 esse dia aqui
  • João Manoelterça-feira | 11/11/2014 20:23Hs
    gostei bastante!!!!
  • Kaline ferreira da rochaquinta-feira | 30/10/2014 19:43Hs
    Amei esse texto explica tuddooo :)
  • Gabrieldomingo | 05/10/2014 14:10Hs
    Gostei mas não tinha o que eu procurava, mas do mesmo jeito me ajudou muito! :)
Na figura podemos observar um osso sadio, de uma pessoa jovem, à esquerda; e um osso com osteoporose, de uma pessoa de idade mais avançada, à direita
Doenças e patologias Osteoporose
Frequentemente os cristais de ácido úrico acumulam-se nas articulações do dedão do pé
Doenças e patologias Gota
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA