Topo
pesquisar

Sangue

Biologia

PUBLICIDADE

O tecido sanguíneo tem natureza conjuntiva, e é constituído de plasma e glóbulos sanguíneos, ou seja: duas fases. Ele é imprescindível para a manutenção da vida, já que transporta nutrientes, oxigênio, neurotransmissores, hormônios e imunoglobulinas, além de substâncias tóxicas para serem eliminadas; e exerce, ainda, papéis relacionados à defesa imunológica e coagulação. Um adulto possui, em seu organismo, aproximadamente cinco litros de sangue (1/12 do peso de seu corpo).

O plasma, de cor amarelada, possui: 92% de água; 7% das proteínas albumina, globulina e fibrinogênio; e 1% de glicose, lipídeos, enzimas, vitaminas e hormônios. Essas proteínas são responsáveis em auxiliar a regulação osmótica, reações do sistema imune e a coagulação sanguínea, respectivamente. O plasma efetua trocas de materiais com o líquido intracelular das células do sangue e, também, com o líquido intersticial.

Os glóbulos sanguíneos têm sua gênese no tecido reticular, ou hematopoiético, sendo as hemácias as que existem em maiores quantidades. Estas, também denominadas eritrócitos, ou glóbulos vermelhos, possuem formato de discos bicôncavos e apresentam-se, em nossa espécie, sem núcleos - portanto, sem DNA. Transportam oxigênio vindo dos pulmões para os tecidos corporais, e gás carbônico. A hemoglobina, presente nessas células, dão ao sangue sua cor característica.

Leucócitos, ou células brancas, já possuem núcleo, e possuem tamanho bem maior que o das hemácias. São responsáveis pelo ataque e destruição de agentes invasores. Podem se apresentar com ou sem grânulos. Existem cinco tipos de leucócitos: neutrófilo, eosinófilo e basófilo (granulócitos), e linfócito e monócito (agranulócitos).

Finalmente, as plaquetas (ou trombócitos): partículas pequenas, constituídas de fragmentos de células chamadas megacariócitos, oriundas da medula óssea e baço. São, também, responsáveis pela coagulação sanguínea.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola
 

Saiba mais!
Doação de sangue

Anatomia Humana - Biologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Sangue"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/sangue.htm>. Acesso em 29 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA