Topo
pesquisar

Processo de produção de energia a partir da oxidação dos alimentos

Biologia

PUBLICIDADE

Você sabe o que é glicólise?

Glicólise é o conjunto de reações que transforma glicose em piruvato. Nesse processo, há ganho energético de duas moléculas de ATP na formação de duas moléculas de piruvato, a partir de uma molécula de glicose.

Esse conjunto de reações ocorre em quase todos os organismos vivos, no citoplasma celular dos eucariontes.

Lembra-se do que vem a ser o ATP?

O ATP, trifosfato de adenosina, é uma molécula que armazena energia proveniente, principalmente, da alimentação. Ele capta a energia liberada nas reações que liberam energia, armazena em ligações moleculares e transferem esta para processos que necessitam de energia.

Para a geração de energia, moléculas maiores dos alimentos são reduzidas a unidades menores: aminoácidos, glicerol e ácidos graxos. Em uma segunda etapa, ocorre a glicólise. Após esse longo processo, há o terceiro e último estágio, conhecido por "Ciclo de Krebs" ou "Ciclo do Ácido Cítrico" e fosforilação oxidativa, onde mais de 90% de ATP é produzido.

Esse último processo ocorre apenas em organismos aeróbicos e consiste na oxidação completa dos piruvatos, provenientes da glicólise, gerando ATP, CO2 e H2O.

Em anaerobiose (ausência de oxigênio), após a glicólise ocorre a transformação do piruvato em etanol ou lactato, processo denominado fermentação.

Se lembrarmos, por exemplo, das leveduras, fica fácil entender porque elas exercem papel primordial na fabricação de pães e bebidas! Inclusive, em 1860, Pasteur descobriu que micro-organismos eram responsáveis pela fermentação, dando início aos estudos relacionados a esses processos de produção de energia.

Por Mariana Araguaia

Graduada em Biologia

Equipe Brasil Escola

Bioquímica - Biologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Processo de produção de energia a partir da oxidação dos alimentos"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/processo-producao-energia-partir-oxidacao-dos-alimentos.htm>. Acesso em 01 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA