Topo
pesquisar

Polinizadores

Biologia

Os polinizadores são agentes que garantem a reprodução das gimnospermas e das angiospermas pelo transporte de pólen. Sem esses agentes, a biodiversidade estaria ameaçada.
PUBLICIDADE

A polinização pode ser definida como o transporte de pólen do local onde é produzido até a parte feminina da planta. Nas gimnospermas, o transporte é feito até a micrópila dos óvulos e, nas angiospermas, até o estigma da flor. Esse processo não ocorre espontaneamente e é necessária a atuação dos polinizadores.

→ O que são polinizadores?

Polinizadores são agentes capazes de levar o pólen até o local em que se encontra o gameta feminino, o que possibilita, assim, a polinização. Esses agentes podem ser fatores abióticos, como o vento e a água, ou, ainda, fatores bióticos, que é o caso dos animais.

Nas gimnospermas e angiospermas, os polinizadores são extremamente importantes, pois garantem a reprodução e, consequentemente, impedem a redução da biodiversidade. Sem os agentes polinizadores, todo o equilíbrio ecológico de um ecossistema seria afetado.

→ Diferentes agentes polinizadores

Veja a seguir alguns dos principais polinizadores e algumas características das plantas polinizadas por esses agentes:

  • Vento: é um importante agente polinizador, e a polinização efetuada por ele é denominada anemofilia. Tanto gimnospermas quanto angiospermas são polinizadas pelo vento e, nesse último grupo, destacam-se as monocotiledôneas.

    Em geral, as plantas que necessitam do vento para a polinização produzem uma grande quantidade de pólen para aumentar suas chances de sucesso. Além disso, nas angiospermas, percebe-se que as flores anemófilas não possuem cheiro ou cor vistosa. Isso se deve ao fato de essas características não serem necessárias para atrair polinizadores. Outro ponto que merece destaque é que, na maioria das vezes, existem mais flores masculinas que femininas, o que garante uma maior produção de pólen.

  • Água: é também um importante polinizador, e o termo usado para a polinização desse tipo é a hidrofilia. Para que ocorra a polinização pela água, existem diversas estratégias. Em algumas plantas, o pólen é liberado na superfície da água e flutua até a flor mais próxima. Existem ainda aquelas plantas nas quais a polinização acontece sob a água e, nesses casos, é comum que o grão de pólen seja mais longo, além de apresentar um rápido crescimento do tubo polínico.

  • Animais: diversos animais atuam como polinizadores, tais como mamíferos, pássaros e insetos. A polinização por animais é chamada de zoofilia, e as plantas que necessitam desses agentes geralmente oferecem algumas recompensas, como o alimento. Percebemos, nesses casos, uma alta especialização floral para garantir a visita de seus polinizadores.

    Entre os principais grupos de animais polinizadores, podemos citar:

    • Insetos: a polinização por insetos é chamada de entomofilia. Nesse grupo, podemos citar os besouros, as moscas, as vespas, as mariposas e, principalmente, as abelhas. Esses últimos são os insetos de maior importância quando o assunto é polinização. As plantas que necessitam desse agente polinizante possuem, normalmente, flores com uma área de pouso e néctar em quantidade moderada.

    • Pássaros: a polinização por pássaros é denominada de ornitofilia. Em geral, as plantas polinizadas por esses animais apresentam cores vivas (normalmente vermelhas), estrutura resistente e néctar abundante. Essas características garantem a visitação de aves porque elas apresentam boa visão sensível a vermelho, olfato pouco desenvolvido e hábitos diurnos.

    • Morcegos: a polinização feita por morcegos é chamada de quiropterofilia. Esses agentes geralmente atuam polinizando flores esbranquiçadas com grande quantidade de néctar, forte odor durante a noite e rígidas. Essas características são importantes, pois os morcegos apresentam o sentido do olfato desenvolvido e hábitos noturnos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Polinizadores"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/polinizadores.htm>. Acesso em 27 de julho de 2017.

As flores tem como finalidade permitir ou potencializar a reprodução da planta
Biologia Flor
Maracujazeiro: uma angiosperma.
Biologia Angiospermas
Gimnospermas: pinheiro-do-paraná
Biologia Gimnospermas
O planeta Terra abriga diferentes paisagens naturais
Geografia Biodiversidade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA