Topo
pesquisar

Peste, pneumonia, salmonelose e sífilis

Biologia

Lesões típicas da sífilis secundária
Lesões típicas da sífilis secundária
PUBLICIDADE

Peste: causada pela Yersina pestis, esta penetra no organismo por meio de lesões provocadas por animais infectados (como a pulga-do-rato, Xenopsylla cheopis). Multiplicando-se no interior dos macrófagos, tem como sintomas: inchaço dos linfonodos e febre. A infecção também pode se manifestar nas vias aéreas, provocando sintomas semelhantes aos da gripe, mas com eliminação de pus e sangue ao tossir. Sem tratamento, o quadro evolui a óbito em aproximadamente uma semana.

Pneumonia: com sintomas que incluem febre, dificuldades respiratórias, dores no peito e tosse com expectoração; esta doença causada pela Streptococcus pneumoniae ou Diplococcus pneumoniae, tem como meio de transmissão as secreções respiratórias de pessoas infectadas. Além do tratamento farmacológico, indicado pelo médico, é necessário repouso.

Salmonelose: provocada por bactérias do gênero Salmonella, a infecção se dá pela ingestão de alimentos como ovos, carne, leite e derivados, ou alimentos manipulados sem os devidos cuidados relativos à higiene. Invadindo o sistema digestório, provocam febre, dores abdominais, cólica e diarreia. Existe o risco destes micro-organismos atingirem os vasos sanguíneos e linfáticos, podendo causar complicações graves em caso de crianças, idosos ou indivíduos imunocomprometidos.

Sífilis: a Treponema pallidum se manifesta com a formação de lesões endurecidas e pouco dolorosas na região genital, sendo, mais tarde, acompanhadas de lesões nas mucosas e pele - inclusive nas palmas das mãos e pés. Febre, dor no corpo e de cabeça e indisposição podem também surgir. Em um terceiro estágio, caso não seja feito um tratamento efetivo, a bactéria atinge o sistema nervoso. O contágio se dá por meio de relação sexual desprevenida, com indivíduo acometido, ou de mãe gestante para o feto.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.
 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola 


Veja mais!
Peste bubônica
Peste pulmonar

Pneumonia
Salmonelose
Sífilis

Reino Monera - Reinos do Mundo Vivo - Biologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Peste, pneumonia, salmonelose e sífilis"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/peste-pneumonia-salmonelose-sifilis.htm>. Acesso em 23 de outubro de 2017.

Raios x de pulmões comprometidos pela pneumonia
Doenças e patologias Pneumonia
A sífilis é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum
Doenças e patologias Sífilis (cancro duro)
Células infectadas pela gonorreia
Doenças e patologias Gonorreia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA