Topo
pesquisar

Os 5 temas de Biologia mais cobrados no Enem

Biologia

Os 5 temas de Biologia mais cobrados no Enem são ecologia, genética, fisiologia animal, genética e parasitologia. Além de conhecer os conceitos, é fundamental saber interpretar as questões.
PUBLICIDADE

A Biologia é uma ciência muito ampla e, portanto, com uma grande quantidade de assuntos que podem ser cobrados em prova. Entretanto, apesar da variedade de temas, alguns são pouco explorados e outros extremamente cobrados. A seguir listaremos os 5 temas mais recorrentes em provas de Biologia do Enem.

  1. Ecologia

Ecologia é, sem dúvidas, o tema mais cobrado no Enem. Geralmente os temas abordados são desde conteúdos básicos, como os conceitos de nicho e habitat, passando por cadeia alimentar, até problemas ambientais mais complexos, como o aquecimento global.

Em todos esses casos é fundamental saber interpretar textos e conhecer bem os conceitos para que não haja confusão no entendimento do material apresentado. Outro ponto importante é sempre estar atento às questões ambientais atuais, uma vez que a prova do Enem sempre dá ênfase em assuntos de grande relevância.

Veja a seguir uma das questões da prova de 2015 que abordaram o tema Ecologia, mais precisamente os conceitos de cadeia alimentar e o entendimento sobre os níveis tróficos.

Questão Enem 2015:

O caramujo-gigante-africano, Achatina fulica, é uma espécie exótica que tem despertado o interesse das autoridades brasileiras, uma vez que tem causado danos ambientais e prejuízos econômicos à agricultura. A introdução da espécie no Brasil ocorreu clandestinamente, com o objetivo de ser utilizada na alimentação humana. Porém, o molusco teve pouca aceitação no comércio de alimentos, o que resultou em abandono e liberação intencional das criações por vários produtores. Por ser uma espécie herbívora generalista (alimenta-se de mais de 500 espécies diferentes de vegetais), com grande capacidade reprodutiva, tornou-se uma praga agrícola de difícil erradicação. Associada a isto, a ausência de predadores naturais fez com que ocorresse um crescimento descontrolado da população.

O desequilíbrio da cadeia alimentar observado foi causado pelo aumento da densidade populacional de

a) consumidores terciários, em função da elevada disponibilidade de consumidores secundários.

b) consumidores primários, em função da ausência de consumidores secundários.

c) consumidores secundários, em função da ausência de consumidores primários.

d) consumidores terciários, em função da elevada disponibilidade de produtores.

e) consumidores primários, em função do aumento de produtores.

Resposta: Letra b. A questão fala sobre o avanço do caramujo-gigante-africano pelo nosso país e de motivos que levaram a um grande aumento de sua população. Esse molusco alimenta-se de diferentes vegetais, logo, é uma espécie herbívora, também classificada como um consumidor primário. Os predadores da espécie, por sua vez, são consumidores secundários.

  1. Genética

A genética também é um tema que se destaca nas provas do Enem. Análises de heredogramas, cariótipos, questões sobre o DNA, transgênicos e mutações são apenas alguns dos pontos já cobrados na prova do Enem. É importante também conhecer conceitos, pois, apesar de contextualizada, a prova sempre cobra conhecimento básico aliado a uma boa interpretação.

Veja a seguir uma questão do Enem 2015 que aborda as alterações cromossômicas.

Questão Enem 2015 :

A cariotipagem é um método que analisa células de um indivíduo para determinar seu padrão cromossômico. Essa técnica consiste na montagem fotográfica, em sequência, dos pares de cromossomos que permitem identificar um indivíduo normal (46, XX ou 46, XY) ou com alguma alteração cromossômica. A investigação do cariótipo de uma criança do sexo masculino com alterações morfológicas e comprometimento cognitivo verificou que ela apresentava fórmula cariotípica 47, XY, +18.

A alteração cromossômica da criança pode ser classificada como

a) estrutural, do tipo deleção.

b) numérica, do tipo euploidia.

c) numérica, do tipo poliploidia.

d) estrutural, do tipo duplicação.

e) numérica, do tipo aneuploidia.

Resposta: Letra e. No cariótipo da questão, observa-se que a criança apresenta um cromossomo a mais que o normal, o que configura um tipo de alteração numérica do tipo aneuploidia. A aneuploidia é o aumento ou a diminuição de um cromossomo de um determinado par.

  1. Fisiologia Animal

No Enem, são frequentemente abordados temas de fisiologia animal. A abordagem refere-se a processos básicos dos sistemas presentes no corpo dos animais, com destaque especial para aqueles que ocorrem nos seres humanos. Assim sendo, é fundamental a compreensão das funções dos diferentes sistemas, bem como a ação dos órgãos que os compõem.

Abaixo é possível analisar uma questão sobre a formação da urina, um processo que ocorre no nosso sistema urinário.

Questão Enem 2015:

Durante uma expedição, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem água e debaixo de sol, os estudantes passaram a sentir cada vez mais sede. Consequentemente, o sistema excretor desses indivíduos teve um acréscimo em um dos seus processos funcionais.

Nessa situação o sistema excretor dos estudantes

a) aumentou a filtração glomerular.

b) produziu maior volume de urina.

c) produziu urina com menos ureia.

d) produziu urina com maior concentração de sais.

e) reduziu a reabsorção de glicose e aminoácidos.

Resposta: Letra d. Na questão é relatada a história de um grupo que se perdeu e encontra-se sem água e exposto ao calor. Com isso, é fácil perceber que, além do tempo sem ingerir água, o grupo apresentou perda de água pelo suor. Nesse caso, o corpo tenta aproveitar o máximo de água que possui, sendo assim, o processo de reabsorção é intenso, diminuindo a quantidade de água no produto final.

  1. Evolução

A evolução é um tema cobrado com frequência no Enem. Para se sair bem nesse conteúdo, é importante entender bem as teorias evolucionistas, de maneira que não haja dúvidas. É comum, por exemplo, que as ideias de Darwin não sejam bem compreendidas e que muitos alunos acabem entendendo que a adaptação é um processo direcionado, quando, na verdade, ocorre de maneira aleatória.

Vale destacar que, apesar das teorias evolutivas serem cobradas, a evolução não é abordada apenas dessa forma. Veja a seguir uma questão que enfoca as novidades evolutivas que surgiram nos grupos de vertebrados.

Questão Enem 2015:

O cladograma representa, de forma simplificada, o processo evolutivo de diferentes grupos de vertebrados. Nesses organismos, o desenvolvimento de ovos protegidos por casca rígida (pergaminácea ou calcárea) possibilitou a conquista do ambiente terrestre.

O surgimento da característica mencionada está representado, no cladograma, pelo número:

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Resposta: Letra c. Observe que o número 3 sugere um ponto da história evolutiva que antecede os répteis. É nesse momento que surgem os ovos amnióticos, uma característica que ajudou o estabelecimento desses animais no ambiente terrestre.

  1. Parasitologia

O tema parasitologia é também muito abordado em provas. Para responder a questões nessa área, é fundamental conhecer o ciclo de vida dos parasitas, bem como sua relação com o hospedeiro. Sintomas de algumas doenças também podem ser cobrados.

Veja uma questão que abordou o ciclo de vida de um organismo, enfocando no entendimento de seus hospedeiros intermediários.

Questão Enem 2015:

Euphorbia milii é uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil e conhecida como coroa-de-cristo. O estudo químico do látex dessa espécie forneceu o mais potente produto natural moluscicida, a miliamina L.

MOREIRA, C. P. S.; ZANI, C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade moluscicida do látex de Synadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae) sobre Biomphalaria glabrata e isolamento do constituinte majoritário. Revista Eletrônica de Farmácia, n. 3, 2010 (adaptado).

O uso desse látex em água infestada por hospedeiros intermediários tem potencial para atuar no controle da

a) dengue.

b) malária.

c) elefantíase.

d) ascaridíase.

e) esquistossomose.

Resposta: Letra e. A esquistossomose é uma doença causada pelo Schistosoma mansoni e apresenta como hospedeiro intermediário moluscos, principalmente do gênero Biomphalaria.

Agora que você já conhece alguns dos principais temas abordados em Biologia no Enem, resta apenas estudar para a prova. Vale destacar que, apesar de alguns temas não estarem relatados, como Botânica e Biologia celular, isso não significa que esses assuntos não sejam cobrados.

Boa prova!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Os 5 temas de Biologia mais cobrados no Enem"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/os-5-temas-biologia-mais-cobrados-no-enem.htm>. Acesso em 29 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA