Topo
pesquisar

Mecanismos de isolamento reprodutivo

Biologia

PUBLICIDADE

O isolamento reprodutivo representa a incapacidade de espécies diferentes de se cruzarem ou caso se cruzarem, de produzirem descendentes férteis.

Durante a evolução, as populações passaram por processos de diferenciação, proporcionando um nível de isolamento orgânico que resultou na enorme biodiversidade biológica existente.

Sendo os mecanismos de isolamento reprodutivo, causado pelos seguintes fatores: incompatibilidade genética, física ou comportamental e classificados conforme abaixo:

Processo de isolamento pré-zigóticos → causam empecilhos relativos à fecundação dos gametas, impedindo a formação do zigoto, podendo ser:

- Isolamento ecológico: mantido através da adaptação de uma determinada população a um habitat específico, limitando-se a esse;
- Isolamento estacional: caracterizado pela diferença no período reprodutivo das populações;
- Isolamento mecânico: diferenças na compatibilidade dos órgãos reprodutivos, impossibilitando a cópula.
- Isolamento etológico: relativo ao arquétipo comportamental (padrão definidor de uma espécie), envolvendo fatores de assimilação entre o organismo macho e fêmea, por exemplo, identificação química efetivada por feromônios.

Processo de isolamento pós-zigóticos → proporcionais ao desenvolvimento de um organismo híbrido e sua viabilidade reprodutiva:

- Mortalidade do zigoto: caso os gametas de espécies diferentes se fecundem, o zigoto pode vir a não se formar.
- Inviabilidade do híbrido: Se o híbrido vier a se formar e sobreviver, torna-se incapaz de procriar, em consequência de sua baixa adaptabilidade.
- Esterilidade do híbrido: espécies diferentes se entrecruzam, porém gerando descendentes estéreis.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia Evolutiva - Bilogia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk Da Fonseca. "Mecanismos de isolamento reprodutivo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/mecanismos-isolamento-reprodutivo.htm>. Acesso em 31 de julho de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA