Topo
pesquisar

Ligações peptídicas

Biologia

Um processo de síntese por desidratação
Um processo de síntese por desidratação
PUBLICIDADE

Ligações peptídicas são ligações químicas que se estabelecem entre um grupo carboxila de um aminoácido e um grupo amina de outro aminoácido subsequente, com síntese resultante em uma molécula de água, ou seja, formadas a partir da desidratação ou também quebradas por hidrólise.

A união de dois aminoácidos forma uma molécula denominada dipeptídeo, e o encadeamento de vários aminoácidos forma uma macromolécula proteica chamada de polipeptídeo ou cadeia polipeptídica.

As moléculas proteicas podem se organizar funcionalmente de forma isolada, como é o caso da albumina (proteína da clara do ovo) ou em conjunto formando estruturas compostas por mais de uma cadeia peptídica associada a íons, como por exemplo, a hemoglobina composta por quatro moléculas globulares de proteínas combinadas ao íon ferro.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Bioquímica - Biologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Ligações peptídicas "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/ligacoes-peptidicas.htm>. Acesso em 11 de dezembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA