Topo
pesquisar

Gametogênese

Biologia

PUBLICIDADE

A gametogênese é o mecanismo que ocorre nas gônadas dos animais que se reproduzem sexuadamente. Esse processo viabiliza a formação de células sexuais denominadas gametas, sendo: espermatogênese em espécimes do gênero masculino, originando os espermatozoides e ovogênese ou ovulogênese em espécimes do gênero feminino, dando origem ao óvulo (ovócito II).

Durante a gametogênese, as células germinativas primordiais diploides sofrem meiose, produzindo os gametas - células haploides que contêm um cromossomo de cada par de homólogos (cromossomos com características semelhantes, agrupados com a fusão dos núcleos germinativos parentais no momento da fecundação).

Evolutivamente, a gametogênese é considerada como um dos aspectos que possibilitam maior variabilidade em uma espécie. Isso em razão das variadas combinações existentes no momento da separação dos cromossomos homólogos (fase da divisão meiótica / telófase I) e também as permutas, fenômeno genético “crossing-over” (fase da divisão meiótica / prófase I - paquíteno), onde trocas de fragmentos correspondentes entre cromátides homólogas, aumentam a recombinação.

Dessa forma, a gametogênese colabora com a diversidade das espécies, tornando evidente os mais diferentes biotipos conhecidos e uma porta aberta às combinações ainda não existentes.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk Da Fonseca. "Gametogênese"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/gametogenese.htm>. Acesso em 01 de junho de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA