Topo
pesquisar

Frutos e Pseudofrutos

Biologia

PUBLICIDADE

Frutos são estruturas resultantes do amadurecimento do ovário e que surgem após a fecundação. A banana é uma das exceções, já que é formada a partir do ovário não amadurecido. Nesses casos, falamos em fruto partenocárpico.

Existem, no entanto, alimentos vegetais suculentos que chamamos de fruto, mas que na verdade não o são, biologicamente falando, já que não são oriundos do ovário. Eles são classificados na biologia como pseudofrutos. O caju, a maçã e a pera são alguns exemplos:

Existem, ainda, partes suculentas que se desenvolveram a partir de:

- Uma flor que possui mais de um ovário, sendo classificada como frutos agregados (ou pseudofrutos agregados). O morango, desenvolvido a partir do receptáculo floral, é um pseudofruto desse tipo.

- Ovários de várias flores, reunidas em uma inflorescência, sendo classificadas como frutos (ou pseudofrutos) múltiplos, ou infrutescência. O abacaxi, desenvolvido a partir de ovários de várias flores, reunidas em uma inflorescência, é um fruto do tipo múltiplo.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Botânica - Biologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Frutos e Pseudofrutos"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/frutos-pseudofruto.htm>. Acesso em 29 de julho de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA