Fisiologia

A Fisiologia é a parte da Biologia voltada para o estudo das funções e das atividades exercidas por cada estrutura que compõe um ser vivo.

A Fisiologia é o ramo da Biologia dedicado à compreensão do funcionamento de um organismo, sendo responsável por desvendar todos os processos físicos e químicos envolvidos na manutenção da vida. Estudar a fisiologia dos seres vivos é extremamente importante, pois não basta saber, por exemplo, quais são os órgãos que compõem um organismo, é fundamental compreender todo o seu funcionamento e as atividades desenvolvidas por cada uma dessas estruturas.

Para compreender a Fisiologia é necessário ter conhecimento básico de várias áreas da Biologia, tais como Anatomia, Morfologia, Biologia Celular, Bioquímica, Ecologia e Biofísica. Isso se faz necessário, pois todas essas áreas estão interligadas, e o funcionamento de um organismo está relacionado com processos que ocorrem em vários níveis de organização.

Na Fisiologia, estuda-se como o organismo funciona. A circulação sanguínea é um dos temas abordados nessa área.

Fisiologia humana

A fisiologia humana preocupa-se com o entendimento do funcionamento do corpo humano, integrando, desse modo, conhecimentos químicos, físicos e, é claro, anatômicos. Essa área estuda desde as células até os sistemas que compõem o corpo. Dentre os processos estudados nessa área, podemos citar a digestão, a excreção, a circulação e a respiração.

Na fisiologia humana, estuda-se o funcionamento do corpo humano.

Quando compreendemos a fisiologia humana, entendemos o funcionamento correto do organismo e, com isso, torna-se mais fácil entender alterações nesse funcionamento e criar métodos que façam com que o corpo retorne ao equilíbrio. Podemos concluir, portanto, que essa área é extremamente importante no campo da medicina.

Leia também o texto Corpo humano para aprender mais sobre as células, tecidos, órgãos e sistemas que formam o nosso organismo.

Fisiologia vegetal

A fisiologia vegetal é a parte da Botânica que estuda todos os processos que ocorrem em um vegetal, permitindo, desse modo, o entendimento de como as plantas funcionam. Nessa área são analisados todos os eventos químicos e físicos que ocorrem na planta e garantem seu crescimento e desenvolvimento.

A fotossíntese é um dos temas abordados na fisiologia vegetal.

Dentre os fenômenos estudados na fisiologia vegetal, podemos destacar a fotossíntese, respiração, ação dos hormônios vegetais, movimento de água e nutrientes pelo corpo da planta e os movimentos vegetais.

Leia também: Conceitos botânicos

História da Fisiologia

O estudo da fisiologia iniciou-se na Grécia por volta de 2500 anos atrás. O termo fisiologia é oriundo das palavras gregas phýsis e logos, que, juntas, significam literalmente “conhecimento da natureza”.

Uma das figuras mais influentes no campo da fisiologia da Antiguidade foi Cláudio Galeno (129-200 d.C.), um médico conhecido por tratar gladiadores. Galeno realizou diversos trabalhos com animais e seguia uma doutrina conhecida como “quatro humores”. Essa doutrina partia da ideia de que o corpo era formado por quatro diferentes fluidos: sangue, fleuma, bile amarela e bile negra. Segundo esse médico, o coração, o fígado e o cérebro eram os principais órgãos do corpo humano.

Outra figura que merece destaque é Andreas Versalius (1514-1564), que publicou, em 1543, a obra intitulada De Humani Corporis Fabrica. Esse trabalho ficou conhecido como um grande marco tanto no estudo da anatomia como para a fisiologia moderna, iniciando uma nova forma de compreender o funcionamento do corpo.

Outro estudo que merece destaque é o de William Harvey (1578-1657). Ele propôs a teoria de que o sangue circulava por todo o organismo graças ao bombeamento garantido pelo coração. Até esse momento, a teoria mais aceita afirmava que o sangue era constantemente produzido, e não que ele circulava pelo corpo. O trabalho de Harvey, sem dúvidas, foi fundamental para a compreensão de diversos outros processos fisiológicos.

O maior avanço dessa área da Biologia aconteceu, no entanto, ao longo do século XIX, em especial na Alemanha e na França. Nessa época, houve o entendimento da teoria celular e o desenvolvimento da fisiologia experimental. Nesse último caso, devemos destacar os trabalhos de Claude Bernard, que é considerado o pai da fisiologia experimental contemporânea e destacava a importância da experimentação.

No século XX, diversos processos foram desvendados, e o entendimento da bioquímica e da biologia molecular foi fundamental para o aprofundamento do conhecimento em fisiologia. Com os avanços tecnológicos, essa área continua a crescer e muitos processos ainda serão entendidos.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Fisiologia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/fisiologia.htm. Acesso em 29 de março de 2024.

Na história do estudo da Fisiologia, sabemos que diversas pessoas foram essenciais para o desenvolvimento desse ramo da Biologia. Uma das mais influentes foi um médico que tratava de gladiadores e dizia que o corpo era formado por quatro fluidos: sangue, fleuma, bile amarela e bile negra. Analise as alternativas a seguir e marque o nome desse importante médico:

a) Cláudio Galeno

b) Andreas Vesalius

c) William Harvey

d) Claude Bernard

e) Robet Hooke

Hoje todos sabemos que o sangue circula pelo organismo graças ao bombeamento do coração, entretanto, antes, aceitava-se a ideia de que o sangue era constantemente produzido pelo corpo. O pesquisador que pela primeira vez propôs essa ideia de bombeamento do sangue pelo coração foi

a) Cláudio Galeno

b) Andreas Vesalius

c) William Harvey

d) Claude Bernard

e) Robet Hooke

Artigos Fisiologia

Choque circulatório

Confira aqui causas, diagnóstico e tratamento dos diferentes tipos de choque circulatório.

Coagulação sanguínea

Saiba mais sobre a coagulação sanguínea, sua importância e os modelos que tentam explicar esse complexo processo.

Contração em músculos esqueléticos

Compreenda o mecanismo da contração em músculos esqueléticos e entenda a importância da actina e da miosina.

Coordenação motora

Entenda o que é a coordenação motora, sua importância para nossa sobrevivência e a diferença entre coordenação motora grossa e fina.

Dor

A dor é uma sensação ruim que sentimos quando algo em nosso corpo não vai bem. Compreenda os vários tipos de dor e suas causas.

Ecolocalização

Compreenda o que é a ecolocalização ou biossonar, uma importante adaptação encontrada em animais como morcegos e golfinhos.

Espermatozoide

Clique aqui e veja como é a estrutura de um espermatozoide, o gameta masculino.

Estrogênio

O que você sabe sobre o estrogênio? Clique aqui para conhecer as características do estrogênio e suas funções. Compreenda também por que ele é chamado de hormônio sexual feminino, as...

Evolução da respiração

Clique aqui e veja como se deu a evolução da respiração ao longo de bilhões de anos.

Formação da urina

Entenda como ocorre a formação da urina nos néfrons e os processos que ocorrem nas etapas de filtração, reabsorção e secreção.

Formação de uma pérola

Processo que ocorre em razão da penetração de substâncias estranhas entre a concha e manto de algumas espécies de ostras.

Gonadotrofina Coriônica humana (hCG)

Entenda o que é o hCG e qual é a função desse hormônio para a manutenção da gravidez.

HDL e LDL

Você já ouviu falar em HDL e LDL? Descubra o que são essas moléculas e por que são frequentemente chamadas de bom e mau colesterol.

Hematose

Descubra o que é hematose e sua importância para o funcionamento adequado do organismo.

Hemocromatose

Clique aqui e conheça os sintomas e as formas de tratamento da hemocromatose!

Homeostase

Entenda o que é a homeostase e como o organismo trabalha para manter nosso meio interno em equilíbrio.

Hormônio antidiurético ou vasopressina

Aprenda mais sobre o hormônio antidiurético clicando aqui! Neste texto explicaremos o que é esse hormônio, onde é produzido e seu papel no organismo.

Hormônios

Veja o que são hormônios e como eles agem em nosso corpo para promover a homeostasia.

Hormônios masculinos

Saiba mais sobre os hormônios masculinos que são produzidos pelas gônadas masculinas.

Importância da água para o corpo humano

Entenda a importância da água para o corpo humano e o motivo pelo qual devemos ingerir diariamente cerca de 2,5 litros dessa substância.

Impulso nervoso

Compreenda como ocorre a propagação do impulso nervoso por meio das células nervosas!

Imunidade

A imunidade é fundamental para a saúde do nosso corpo. Clique aqui e aprenda o que é imunidade, quais são seus tipos e como podemos de melhorá-la.

Insulina e Glucagon

Hormônios que atuam de forma antagônica, sendo secretados pelo pâncreas de acordo com as necessidades do organismo.

Irritabilidade

Entenda o que é irritabilidade, uma capacidade presente em todos os seres vivos, e conheça exemplos dessa propriedade.

Mecanismo de Feedback

Entenda o que é o mecanismo de feedback e aprenda a diferença entre feedback positivo e negativo.

Menstruação

Clique aqui e entenda o que é menstruação. Saiba quanto tempo ela dura. Descubra também qual é a sua importância.

Movimentos peristálticos

Saiba mais sobre os movimentos peristálticos e sua importância para o processo de digestão.

Ocitocina: o hormônio do amor?

A ocitocina é realmente o hormônio do amor? Clique aqui e descubra as diferentes funções que são atribuídas a esse hormônio e por que ele recebe a denominação de hormônio do amor. Além...

Perda de água pelo organismo

Descubra como ocorre a perda de água pelo organismo e como isso afeta o equilíbrio do corpo.

Progesterona

Saiba o que é e para que serve a progesterona. Veja como esse hormônio atua na gravidez e os efeitos do alto nível e da falta de progesterona no organismo.

Prolactina

Hormônio produzido pela adeno-hipófise: regulação e suas funções.

Quimo e quilo

Entenda a diferença entre quimo e quilo, dois produtos formados durante a digestão do alimento no sistema digestório.

Relógio Biológico

Veja o que é relógio biológico e como ele age no nosso organismo.

Respiração pulmonar

Saiba mais a respeito da respiração pulmonar e entenda sua relação com a respiração celular.

Sistema imunológico

Clique aqui e saiba mais sobre o sistema imunológico ou sistema imune! Conheça sua função e seus principais componentes. Saiba quais os tipos existentes de imunidade!

Sistemas do corpo humano

Clique aqui e descubra quais são os sistemas do corpo humano. Saiba quais são os órgãos que os constituem e conheça suas principais funções.

Somatotropina

Entenda o que é a somatotropina, sua função, como é gerada e a importância que possui no nosso organismo. Aprenda sobre esse hormônio essencial.

Suor

Clique aqui e saiba o que é o suor, o que é hiper-hidrose, onde o suor é produzido e qual a sua função.

Testosterona

Aprenda um pouco mais a respeito da testosterona, um importante hormônio presente em homens e em mulheres. Neste texto, abordaremos, principalmente, as funções desse hormônio, as consequências...

Tipos de respiração dos animais

Conheça os diferentes tipos de respiração dos animais e aprenda as principais diferenças entre eles.

Tiroxina e Tri-iodotironina

Hormônios sintetizados pela glândula tireoidea: regulação, atuação e disfunção; excesso e insuficiência.