Topo
pesquisar

Estruturas do encéfalo

Biologia

As diversas estruturas do encéfalo trabalham juntas para garantir o funcionamento adequado do organismo e, consequentemente, a nossa sobrevivência.
PUBLICIDADE

O encéfalo é uma porção extremamente complexa do Sistema Nervoso Central (SNC) e ocupa o interior da caixa craniana. Está relacionado com atividades desde a razão e a inteligência até o controle da temperatura corporal e pressão sanguínea.

Diferentemente do que muitos pensam, o encéfalo não é constituído apenas pelo cérebro, sendo essa apenas uma de suas partes. Assim sendo, cérebro e encéfalo não são palavras que podem ser usadas como sinônimos.

Partes do encéfalo

  • Cérebro: Parte mais desenvolvida do encéfalo humano, representa cerca de 78% do peso dessa estrutura. Destaca-se por suas pregas, sulcos e depressões característicos. O cérebro é formado por duas porções: o hemisfério direito e o esquerdo, que estão conectados pelo corpo caloso. A porção mais externa do cérebro é o córtex cerebral, que é formado por corpos celulares de neurônios e apresenta coloração escura (substância cinzenta). Já a região mais interna apresenta coloração mais clara (substância branca) e é constituída por dendritos e axônios. O cérebro está relacionado, entre outras funções, com atividades sensoriais, movimentos, aprendizado, percepção, inteligência e memória.

Observe a localização das principais partes do encéfalo
Observe a localização das principais partes do encéfalo

  • Mesencéfalo: Parte do encéfalo relacionada com o tônus muscular e a postura corporal. Além disso, desempenha importante papel na coordenação de reflexos visuais e na integração de informações sensoriais.

  • Cerebelo: Localizado entre a parte posterior do cérebro e a ponte, é responsável por coordenar movimentos, garantir a postura corporal e desenvolver habilidades motoras.

  • Ponte: Formado por fibras nervosas que conectam várias partes do encéfalo, apresenta como principal função a transferência de informações.

  • Bulbo Raquidiano: Essa estrutura, que é a última porção do encéfalo, controla o batimento cardíaco e a respiração. Além disso, atua em reflexos de deglutição, vômito e tosse.

  • Tálamo: Região localizada logo abaixo do cérebro que recebe mensagens sensoriais, com exceção das do olfato. O papel principal do tálamo é classificar o estímulo e enviá-lo para o local apropriado de processamento.

  • Hipotálamo: É uma pequena estrutura que está relacionada com a temperatura do corpo e com o relógio biológico. Relaciona-se também com a fome, sede e comportamento sexual.

Proteção do encéfalo

O encéfalo é protegido pelos ossos do crânio e por membranas de tecido conjuntivo. Essas membranas são denominadas de meninges e separam o encéfalo da caixa craniana. As meninges são três: dura-máter, aracnoide e pia-máter. A dura-máter é a mais externa, e a pia-máter, a mais interna. A membrana dura-máter e a aracnoide são separadas por um espaço denominado de subdural. Já a aracnoide e a pia-máter são separadas pelo espaço subaracnoide, no qual circula o líquido cerebrospinal ou cefalorraquidiano.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "Estruturas do encéfalo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/estruturas-encefalo-suas-funcoes.htm>. Acesso em 31 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA