Topo
pesquisar

Doze pares de nervos cranianos

Biologia

Os doze pares de nervos cranianos fazem conexão com o encéfalo, atuam em diferentes funções e apresentam, na maioria das vezes, fibras motoras e sensitivas.
Observe na imagem os doze nervos cranianos
Observe na imagem os doze nervos cranianos
PUBLICIDADE

Nervos correspondem a um conjunto de fibras nervosas unidas por tecido conjuntivo denso, organizadas em feixes e responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos. Fibras sensoriais levam impulsos das células para o sistema nervoso central; fibras motoras, do sistema nervoso central aos músculos.

Nervos cranianos

Nervos cranianos partem do encéfalo, em doze pares, conectando-o a órgãos do sentido e músculos, principalmente os localizados na região da cabeça.

São eles:

I – Nervo olfatório

É um nervo sensitivo e, como sugere seu nome, transmite impulsos relacionados ao olfato.

II – Nervo óptico

Também sensitivo. Suas fibras estão relacionadas com os impulsos visuais.

III- Nervo óculo-motor

Nervo motor que se relaciona, como o próprio nome indica, ao movimento dos olhos. É importante salientar que esse nervo relaciona-se com quatro dos seis músculos externos que movem essa importante estrutura.

IV- Nervo troclear

Esse nervo é o menor dos nervos cranianos. Ele inerva o músculo oblíquo superior do olho.

V- Nervo trigêmeo

É um nervo misto: fibras motoras estão relacionadas com os músculos da mastigação; e as sensitivas enviam mensagens dos olhos, glândulas lacrimais, pálpebras, dentes, gengivas, lábios, palato, pele da face e couro cabeludo.

VI- Nervo abducente

Nervos predominantemente do tipo motor que são responsáveis por informações relacionadas com os movimentos dos olhos, bem como o ajustamento do foco e de luz. Algumas fibras sensitivas atuam em informações relativas às condições musculares do indivíduo.

VII- Nervo facial

Nervo misto. Fibras motoras fornecem impulsos relacionados com a expressão facial e liberação de lágrimas e saliva. Fibras sensitivas são responsáveis por aspectos relacionados com a gustação.

VIII- Nervo vestibulococlear

Esse nervo sensitivo está relacionado com o equilíbrio corporal e audição.

IX- Nervo glossofaríngeo

Do tipo misto. As fibras sensitivas são responsáveis pelos impulsos originários da faringe, tonsilas, língua e carótidas; e as motoras, por levar impulsos às glândulas salivares e músculos faríngeos.

X- Nervo vago

Nervo misto que está relacionado com os batimentos cardíacos, funcionamento dos pulmões e sistema digestório, fala e deglutição.

XI- Nervo acessório

Nervo motor que envia mensagens aos ombros, pescoço, faringe, laringe e palato mole.

XII- Nervo hipoglosso

Nervo motor responsável pelos movimentos dos músculos da língua, faringe e laringe.
 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Doze pares de nervos cranianos"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/doze-pares-de-nervos.htm>. Acesso em 20 de agosto de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA