Topo
pesquisar

Dentes

Biologia

Os dentes são estruturas resistentes que estão localizadas em nossa boca e possuem como função a quebra do alimento em partículas menores para facilitar a ação de enzimas digestivas.
Ao sorrir, podemos observar a coroa dos dentes
Ao sorrir, podemos observar a coroa dos dentes
PUBLICIDADE

Os dentes são estruturas essenciais no processo de digestão. São eles os responsáveis por cortar e amassar os alimentos, facilitando a ação de enzimas. Sem eles, alimentos sólidos não seriam ingeridos com eficiência.

Dentições nas diferentes fases da vida

Os primeiros dentes surgem por volta dos seis meses de vida. Esses são os famosos “dentes de leite”, mais corretamente chamados de dentes decíduos. Essa dentição é constituída por 20 dentes.

Por volta dos cinco anos de idade, essa primeira dentição começa a ser trocada por uma dentição permanente. Apesar de começar cedo na vida da criança, a formação dos dentes definitivos completa-se apenas na fase adulta, entre 18 e 21 anos. Essa última dentição, quando completa, é formada por 32 dentes.

Vale frisar ainda que existe um dentição classificada como mista, que inclui o período em que a criança possui dentes de leite e dentes definitivos.

Partes do dente

A parte superior e visível do dente é chamada de coroa e apresenta diferentes formatos de acordo com a função que o dente possui. A raiz, por sua vez, não pode ser vista, pois está dentro do osso, garantindo a sustentação dos dentes.

Observe as diferentes partes de um dente
Observe as diferentes partes de um dente

Estruturalmente, podemos observar três importantes camadas no dente:

  • Esmalte: é a camada mais externa do dente e é considerado o tecido mais duro de todo o corpo humano. O material que constitui o esmalte tem como principal componente a hidroxiapatita.

  • Dentina: está localizada logo abaixo do esmalte do dente e é menos resistente que o esmalte. Na dentina, existem canalículos que atingem a polpa do dente.

  • Polpa: é a camada mais interna e apresenta vasos sanguíneos e nervos. É por isso que cáries profundas causam muita dor.

Tipos de dente

Nossa dentição apresenta quatro tipos principais de dentes:

  • Incisivos: são utilizados para cortar os alimentos. Eles são mais afilados e possuem forma de lâmina.

  • Caninos: rasgam e perfuram os alimentos. Esses dentes têm pontas agudas (cúspides) e coroa robusta e em forma de cone.

  • Pré-molares: esmagam o alimento. Esses dentes apresentam duas pontas (cúspides).

  • Molares: ajudam a moer e a triturar alimentos. Possuem várias pontas (cúspides).

Cárie

A cárie é um problema ocasionado pela formação de placas bacterianas que causam a deterioração do dente. Esse problema tem relação direta com a forma de vida de uma pessoa, pois está relacionado com hábitos de higiene e também com os produtos ingeridos.

A cárie pode ser evitada com hábitos simples de higiene, como escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia com produtos que contenham flúor e utilizar diariamente o fio dental. Também é importante adotar uma dieta balanceada e fazer acompanhamento preventivo com um dentista.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Dentes"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/dentes.htm>. Acesso em 23 de setembro de 2017.

O dente Incisivo tem a função de cortar os alimentos
Odontologia Dente Incisivo
Dentista fazendo tratamento bucal do paciente
Odontologia Dentista
Dentes Caninos
Odontologia Dentes Caninos
Odontologia Dente Impactado
A escovação é essencial para a saúde dos dentes
Saúde e Bem-estar Saúde bucal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA