Curiosidades de Biologia

Esta seção foi criada no intuito de informá-lo(a) sobre as curiosidades que envolvem a área da Biologia.

A baleia-azul é o maior animal do mundo, podendo atingir cerca de 30 metros de comprimento

A biologia é uma ciência ampla que se preocupa em estudar os seres vivos, suas características e suas interações com o meio e com outros seres. Além disso, essa ciência ajuda-nos a compreender desde a origem da vida até os problemas ambientais enfrentados atualmente.

Diversas áreas trabalham juntas para estudar a vida do planeta. Entre essas áreas, podemos citar a anatomia, botânica, zoologia, citologia, histologia, embriologia, evolução, ecologia, genética, fisiologia, paleontologia e sistemática.

A cada tema descobrimos o quanto a biologia é uma disciplina prazerosa e como cada detalhe é importante para cada ser vivo do planeta. Diante da tamanha variedade de seres, relações que eles estabelecem, além da complexa estrutura de seu corpo, é difícil não sentir dúvidas a respeito de diversos assuntos.

Baseando-se nisso, esta seção foi criada para abordar os assuntos mais intrigantes da área da Biologia. Incluem-se também textos sobre as novidades científicas e avanços em algumas áreas. Você descobrirá, por exemplo, como as vacinas foram criadas, o que é a bioinformática, por que roemos as unhas, entre várias outras curiosidades.

Vamos descobrir juntos as respostas das mais inquietantes perguntas?

Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Curiosidades de Biologia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/curiosidades-biologia.htm. Acesso em 29 de março de 2024.

Artigos Curiosidades de Biologia

10 mitos e verdades sobre a doação de órgãos

Conheça 10 mitos e verdades sobre a doação de órgãos e mantenha-se informado a respeito desse importante ato de amor ao próximo.

A História da Medicina

Conheça um pouco mais sobre o surgimento dessa ciência.

A metodologia científica

Saiba o que é e as diferenças entre os termos: teoria, hipótese, fato e lei.

Acidentes com insetos e reações alérgicas

Conheça os principais tipos de acidentes com insetos e as reações desencadeadas pelo veneno em nosso corpo.

Água dos alimentos

Descubra, por intermédio deste texto, a quantidade de água dos alimentos e como eles podem ajudar a hidratar o corpo.

Anabolizantes

Saiba o que é anabolizante e conheça as consequências de seu uso no organismo.

Anfíbios anuros e seus coachos

Como o coacho dos anfíbios anuros estabelece relações sociais?

Animais peçonhentos

Clique aqui para saber o que são animais peçonhentos. Saiba a diferença entre animais peçonhentos e venenosos. Veja exemplos e o que fazer em casos de acidente.

Áreas de estudo da Biologia

A vida é complexa e fascinante, mas estudá-la não é tarefa fácil. Clique aqui e conheça as diferentes áreas de estudo da Biologia!

Armas biológicas

Você sabe o que são armas biológicas? Clique aqui, entenda o que são, quais agentes podem ser usados na sua fabricação e em que situações já foram usadas.

As 10 principais causas de morte no mundo

Clique aqui, conheça quais são as 10 principais causas de morte no mundo e aprenda um pouquinho mais sobre cada um desses problemas.

Babaçu

Saiba mais sobre o babaçu e como seu fruto pode ser utilizado.

Bioinformática

Ciência multidisciplinar que, por meio de ferramentas da informática, é capaz de desvendar inúmeras funções biológicas.

Biologia Forense

Você já ouviu falar a respeito da Biologia Forense? Saiba como a Biologia pode ser importante na hora de solucionar um crime clicando aqui!

Biorremediação

A biotecnologia a serviço do meio ambiente.

Botox®

Você sabe o que é Botox® e quais os possíveis usos desse produto? Clique aqui e saiba tudo sobre essa neurotoxina muito utilizada atualmente.

Branqueamento de corais

O branqueamento de corais é um problema que, dependendo da intensidade e duração, pode levar o coral à morte. Saiba mais sobre esse fenômeno que vem sendo agravado pelo aquecimento global....

Cera do ouvido

Entenda como a cera do ouvido é produzida e por que é tão importante. Clique aqui!

Classificação das Drogas

Conceito, classificação, efeitos e consequências das drogas.

Coma

Entenda o que é o coma e por que esse estado de total inconsciência não deve ser considerado morte encefálica.

Comigo-ninguém-pode

Saiba mais sobre a planta ornamental comigo-ninguém-pode e os riscos causados pela sua ingestão.

Como nos equilibramos?

O nosso corpo se mantém em equilíbrio. Saiba como isso ocorre!

Como são feitas as tatuagens?

Entenda como são feitas as tatuagens e os cuidados necessários antes e depois desse procedimento.

Determinação do sexo nos répteis

Uma forma não convencional de definição do sexo de embriões de algumas espécies de crocodilos, tartarugas e lagartos.

Diatomito

Conheça mais sobre o diatomito, uma substância formada por valvas de algas que possuem grande aplicação na indústria.

Diferença entre ave e pássaro

Entenda a diferença entre ave e pássaro e compreenda definitivamente por que não podemos usar esses dois termos como sinônimos.

Diferenças entre anti-inflamatórios e antibióticos

Clique aqui e descubra as principais diferenças entre anti-inflamatórios e antibióticos. Veja o risco do uso desses medicamentos sem recomendação médica.

Diferenças entre crocodilos e jacarés

Conheça as principais diferenças entre crocodilos e jacarés e aprenda a reconhecer esses dois grupos de animais.

Doação de órgãos

Você sabe quem pode realizar uma doação de órgãos e quais órgãos podem ser doados? Clique aqui e descubra a resposta para essa e outras perguntas!

Doenças que ocorrem tanto em seres humanos quanto em outros animais

Você sabia que existem doenças que ocorrem tanto em homens quanto em outros animais? Clique aqui e conheça algumas delas.

Fleming e a Penicilina

Uma descoberta que não contou apenas com o acaso!

Goji berry

Conheça mais sobre a goji berry, uma frutinha que vem ganhando espaço na dieta do brasileiro.

Hibernação

Entenda o que é a hibernação e por que esse processo é tão importante para enfrentar o frio e a falta de nutrientes.

História da Biologia

Fatos e nomes importantes que nos mostram como a Biologia começou a ser estudada.

História da vacina

Você conhece a história da vacina? Clique aqui e saiba mais sobre essa importante revolução na medicina. Neste texto falaremos quando a primeira vacina foi criada, quem foi responsável por essa...

Importância do transplante de órgãos e tecidos

O transplante de órgãos e tecidos no Brasil é regulamentado pela Lei 9.434 de 4 de fevereiro de 1997 e pela Lei 10.211 de 23 de março de 2001.

Influenza e a Vacinação da População Idosa

A importância das campanhas de vacinação contra a gripe destinadas aos idosos.

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio

Órgão criado com o objetivo de promover maior agilidade na análise de licenças ambientais e proteção às Unidades de Conservação.

Lago Hillier

Já ouviu falar do lago Hillier? Ele possui uma coloração rosa ainda sem explicação definitiva. Conheça-o!

Liquens

Saiba mais sobre os liquens, uma associação simbiótica entre fotobionte e micobionte.

Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas

Compreenda o que é a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN e sua importância para a criação de políticas de conservação.

Meditação e atividade celular

Compreenda a relação entre a meditação e a atividade celular e veja como essa prática pode trazer benefícios à saúde.

Memória

Compreenda os processos biológicos da memória.

Microscopia

História, tipos, características e utilização

Moscas volantes

Já ouviu falar a respeito de moscas volantes? Clique aqui e entenda o que é esse problema e os tratamentos disponíveis para esses casos.

Mosquito-da-dengue transgênico

Entenda mais sobre o mosquito-da-dengue transgênico e como ele pode ajudar na diminuição dos casos de dengue.

O curioso caso do câncer formado por células de tênia

Conheça o caso do câncer formado por células de tênia que surpreendeu a medicina.

O Hábito de Roer as Unhas

Saiba por que algumas pessoas adquirem o hábito de roer as unhas e conheça os males que ele pode causar.

O Mel e as abelhas brasileiras

Conheça como é feito e quais são as propriedades do mel e saiba mais sobre a introdução de abelhas nativas em nosso país.

Ofidismo e soro antiofídico

Acidentes envolvendo serpentes peçonhentas, ação do veneno e soros indicados.

Órgãos que podem ser doados em vida

Você já se perguntou quais órgãos podem ser doados em vida? Clique aqui e conheça quais são esses órgãos e os motivos que permitem sua doação. Além disso, conheça um pouco da lei nº...

Piracema

Você sabe o que é piracema? Aprenda o que é esse fenômeno, qual a sua importância para peixes migratórios e entenda o período de defeso.

Plantas tóxicas

Conheça alguns exemplos de plantas tóxicas e os riscos relacionados com o contato e a ingestão delas.

Podemos beber a água do mar?

Clique aqui e descubra se podemos beber a água do mar sem que ela nos cause danos!

Por qual motivo o cigarro eletrônico (vape) faz mal?

Você sabe por que o cigarro eletrônico (vape) faz mal à saúde? Clique aqui e entenda o motivo pelo qual esse tipo de cigarro não deve ser usado.

Por que as zebras são listradas?

Conheça a nova teoria que tenta explicar por que as zebras são listradas!

Quais fêmeas menstruam?

Você já se questionou sobre quais fêmeas menstruam? Clique aqui e descubra a resposta para essa questão!

Recifes de corais

Compreenda o que são os recifes de corais e conheça a sua importância ecológica e econômica.

Resistência das bactérias aos antibióticos

Tolerância bacteriana que ocorre devido a alterações gênicas causadas pelo uso incorreto de antibióticos.

Sangramento nasal

Clique aqui e conheça quais são os principais fatores que causam o sangramento nasal.

Serpentes peçonhentas brasileiras

Características físicas do veneno da jararacas, surucucus, cascavéis e corais verdadeiras.

Sopro no coração

Entenda a definição de sopro no coração, conheça seus tipos e como é feito o tratamento.

Soro e vacina

Você já se perguntou acerca da diferença entre soro e vacina? Descubra aqui o que difere esses dois agentes imunizadores.

Transfusão sanguínea

Saiba o que é e quais os tipos de transfusão sanguínea.

Transplante de coração

Clique aqui e entenda o que é o transplante de coração. Confira como funciona a fila de transplante e quais os riscos e valores da operação.

Transplante de fezes

Você já ouviu falar em transplante de fezes? Saiba que esse procedimento pode curar alguns tipos de diarreia! Veja mais sobre o assunto!

Vacina contra a gripe

Clique aqui e tire suas dúvidas a respeito da vacina contra a gripe. Neste texto explicaremos o que é essa vacina e a importância de vacinar-se anualmente.

Vacina da dengue

Clique aqui e conheça a origem da vacina da dengue. Saiba para que ela serve, quem pode tomar e quais são suas contraindicações.

Veneno dos bagres marinhos

Você sabia que o veneno dos bagres marinhos pode causar dores intensas? Saiba mais sobre esses animais!

Vida ou Não Vida?

O que é e o que não é a vida, utilizando critérios científicos e didáticos.