Topo
pesquisar

Competição

Biologia

PUBLICIDADE

A competição é uma relação ecológica desarmônica que pode tanto envolver indivíduos de espécies diferentes (interespecíficas), promovendo a concorrência por um ou mais recursos do meio: água, alimento, luminosidade e espaço físico, bem como entre indivíduos de uma mesma espécie (intraespecíficas), onde além dos demais recursos, também ocorre disputa entre espécimes do mesmo gênero (rixa de macho com macho), buscando parceiros reprodutivos aptos à proliferação de descendentes férteis.

Conforme uma população cresce, suas exigências também aumentam. Um fator que pode limitar o crescimento de uma população é a disponibilidade de recursos em relação à demanda mínima necessária para manutenção do grupo.

Em ambos os casos, seja inter ou intraespecífica, esse tipo de interação proporciona um mecanismo seletivo que culmina, geralmente, com a preservação das formas de vida melhor adaptadas ao meio ambiente, e com a extinção de indivíduos com baixo nível adaptativo.

Portanto, na ecologia, a competição constitui um fator regulador da densidade populacional, contribuindo para evitar a superpopulação das espécies.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Ecologia - Biologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk Da Fonseca. "Competição"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/competicao.htm>. Acesso em 29 de julho de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA