Topo
pesquisar

Como são feitas as tatuagens?

Biologia

Apesar de serem muito populares, muitas pessoas não sabem como são feitas as tatuagens e os cuidados que devem ser tomados na hora de realizá-las.
As tatuagens são feitas por meio da aplicação de tinta na derme
As tatuagens são feitas por meio da aplicação de tinta na derme
PUBLICIDADE

As tatuagens estão cada vez mais populares entre jovens, adultos e até mesmo idosos. Nos Estados Unidos, estima-se que 10% dos adolescentes possuam seu corpo marcado por esse tipo de arte. Entretanto, apesar de populares, muitas pessoas não sabem realmente como elas são feitas e os riscos gerados pela realização dessa prática em ambientes inadequados e com pouca higiene.

→ Como as tatuagens são feitas?

As tatuagens são feitas por meio da aplicação de tinta na região da pele conhecida como derme, que se localiza logo abaixo da camada mais externa da pele, a epiderme. A tinta é injetada por intermédio de agulhas finas que penetram cerca de 2 mm de pele até atingir o local adequado. É importante que a tinta seja colocada no local certo para evitar que a tatuagem seja removida. Se a tinta fosse colocada superficialmente, o processo de descamação da pele levaria à eliminação da tatuagem.

→ Quais são as etapas para a realização da tatuagem?

Para fazer uma tatuagem, algumas etapas devem ser seguidas. Inicialmente é necessário fazer a limpeza do local onde será feita a tatuagem, retirando-se todos os pelos da região. Alguns profissionais recomendam que a depilação seja feita pelo menos dois dias antes do processo para evitar a inflamação dos pelos.

Antes de iniciar a tatuagem, é fundamental desinfectar a área que será tatuada. O mesmo deve ser feito com as mãos do tatuador antes da colocação da luva. Além disso, antes do início do processo, é importante verificar se as agulhas são descartáveis ou foram esterilizadas na autoclave (aparelho de esterilização empregados em instrumentos cirúrgicos e afins) e se as tintas estão com seus rótulos originais.

Após a limpeza total da área e conferência do material a ser utilizado, inicia-se a fase de transferência do desenho que deverá ser tatuado. A técnica chamada de decalque permite que os contornos a serem feitos fiquem na pele de forma a guiar o trabalho do tatuador. Feito isso, começa a injeção da tinta.

Finalizada a tatuagem, é importante fazer o curativo do local. Aproximadamente três horas após a realização do desenho, é necessário lavar a área com água corrente e sabonete neutro ou antisséptico. Depois de limpar, é fundamental aplicar pomada cicatrizante e refazer o curativo.

Recomenda-se que seja feito o curativo por dois dias pelo menos quatro vezes ao dia. Passado esse tempo, a recomendação é que se utilize somente a pomada cicatrizante. Outras dicas importantes são: não tomar banho de piscina ou mar, não expor a tatuagem ao sol e sauna durante o período de cicatrização e nem arrancar as cascas que se formam.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Como são feitas as tatuagens?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/como-sao-feitas-as-tatuagens.htm>. Acesso em 16 de dezembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA