Topo
pesquisar

Citocininas

Biologia

Ação hormonal e desenvolvimento dos vegetais
Ação hormonal e desenvolvimento dos vegetais
PUBLICIDADE

As citocininas são hormônios vegetais sintetizados na raiz de uma planta, com posterior transporte para as demais regiões da mesma através dos vasos condutores lenhosos (o xilema).

Essa substância, cuja principal função é induzir as sucessivas divisões celulares, tem sua ação controlada pela concentração de auxinas (outra classe de fitormônios), promovendo de forma antagônica o desenvolvimento relacionado ao crescimento (dominância das gemas apicais) e inibição ou estímulo das gemas laterais.

- As auxinas, produzidas no ápice caulinar, apresentando dispersão descendente (de cima para baixo), proporcionam o crescimento em estatura do vegetal, inibindo as gemas laterais;
- As citocininas, provenientes da região radicular, apresentam dispersão ascendente (de baixo para cima), estimulando as gemas laterais.

Caso seja realizada uma cisão (remoção) da gema apical de um vegetal, o efeito da citocinina passa a predominar, permitindo a expansão das gemas laterais.

Entre as demais funções relacionadas por este hormônio, estão: a diferenciação celular, a germinação das sementes e o retardo do envelhecimento de ramos e flores.

Por krukembergghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Citocininas"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/citocininas.htm>. Acesso em 24 de novembro de 2017.

Questão 1

As citocininas são hormônios relacionados com diversas funções da planta, entre elas, a diferenciação celular de tecidos meristemáticos. A respeito desse hormônio vegetal, marque a alternativa que indica corretamente o local onde ele é produzido primariamente.

a) Sementes em desenvolvimento.

b) Folhas maduras.

c) Tecidos jovens dos ramos.

d) Nos ápices radiculares.

e) Tecidos senescentes.

Ver resposta
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA