Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Celenterados

Representantes da Classe Hydrozoa, Anthozoa e Scyphozoa, respectivamente
Representantes da Classe Hydrozoa, Anthozoa e Scyphozoa, respectivamente
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O filo dos celenterados (ou cnidários) compreende os corais, águas-vivas, anêmonas-do-mar, hidras e caravelas. São animais aquáticos, predominantemente de água salgada; diblásticos; de simetria radial; e geralmente pouco móveis ou sésseis, medusas e pólipos, respectivamente.

O corpo desses animais é recoberto pela epiderme, com uma camada denominada mesogleia localizada internamente, seguida da gastroderme. Graças a essa segunda camada, muitos possuem aspecto gelatinoso. Entretanto, há exemplares, como corais, que secretam um esqueleto externo de calcário, conferindo rigidez.

Possuem cnidoblastos: células que auxiliam na defesa destes animais contra seus predadores e, também, na captura de suas presas. Estas contêm nematocistos, capazes de penetrar na pele da vítima e liberar uma substância urticante. Tais estruturas são as responsáveis pelos acidentes que acontecem com determinadas pessoas, em regiões litorâneas, ao entrarem em contato com determinados cnidários.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Caracterizam-se por possuírem sistema digestório incompleto; distribuição de substâncias e oxigênio e liberação de excretas e gás carbônico por difusão; sistema nervoso difuso e reprodução assexuada por brotamento ou estrobilação, e sexuada com fecundação externa e desenvolvimento indireto. Pode haver alternância de gerações.

São divididos nas Classes: Hydrozoa, Scyphozoa e Anthozoa. A primeira tem como representantes pólipos e medusas, como as do Gênero Hydra e Obelia (caravela-portuguesa), sendo que alguns são de água doce; cifozoários compreendem indivíduos que vivem predominantemente ou apenas em forma medusoide, e geralmente são mais desenvolvidas que as da classe anterior. Finalmente, os antozoários, com os corais e anêmonas-do-mar: indivíduos polipoides.

 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Celenterados"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/celenterados2.htm. Acesso em 19 de março de 2024.

De estudante para estudante