Biologia Celular

1: plaquetas. 2, 3 e 4: glóbulos brancos (neutrófilo, linfócito e monócito, respectivamente). 5: glóbulos vermelhos

A Biologia Celular, anteriormente denominada Citologia (kytos = célula; logos = estudo), é uma área da Biologia responsável pelo estudo da célula: a estrutura básica da formação dos seres vivos, considerada a menor unidade de um indivíduo. Assim, a organização, função e estruturas de células, tanto de organismos animais quanto vegetais e micro-organismos; tanto de seres unicelulares quanto multicelulares; tanto procariontes quanto eucarionte; são focos desta ciência.

O termo “célula” foi empregado pela primeira vez em 1665, por Robert Hooke, ao observar espaços vazios de uma cortiça, imaginando que estes correspondiam à menor unidade existente de qualquer amostra.

Em 1831 o núcleo celular foi descrito, por Robert Bown; e em 1839, ao observar a existência de células tanto em animais quanto em vegetais, Schwann e Schleiden emitiram a Teoria Celular, afirmando que todos os seres vivos são constituídos por células. A esta Teoria, que marcou o nascimento formal da Biologia Celular, foi acrescida, em 1858, a informação de que toda célula é oriunda de outra preexistente, por Virchow.

Esta ciência só começou a ser consolidada a partir da invenção do microscópio, em 1590, pelos holandeses Francis e Zacarias Janssen. Graças a eles, foi possível a visualização de estruturas impossíveis de serem observadas a olho nu até então - com o advento da microscopia eletrônica, no século XX, a análise de estruturas tão pequenas quanto 1 Ângstron também passou a ser possível.

Alguns componentes químicos das células:

Água
Sais minerais
Carboidratos
Lipídios
Proteínas
Ácidos nucleicos
Ácido desoxirribonucleico (DNA)
Ácido ribonucleico (RNA)

Estruturas celulares:

Membrana
Citoplasma
Núcleo
*Algumas, como as células vegetais, possuem parede celular.

Algumas características gerais das células:

A maioria delas é microscópica;

Podem ter diversos tamanhos, formas (alongadas, estreladas, arredondadas) e funções,

Células do mesmo tipo, e da mesma idade, possuem tamanho semelhante (lei de Driesch);

Células podem ser permanentes, com ciclo vital que geralmente coincide com o tempo de vida do indivíduo em questão, ou terem ciclo de vida mais curto.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

ARAGUAIA, Mariana. "Biologia Celular"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/biologia-velular.htm. Acesso em 28 de março de 2024.

A Biologia Celular, ou citologia, é a parte da Biologia responsável por estudar o funcionamento das células e suas estruturas. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o nome do pesquisador que denominou essas estruturas funcionais dos seres vivos de células.

a) Theodor Schwann.

b) Mathias Schleiden.

c) Rudolf Virchow.

d) Robert Hooke.

e) Walther Flemming.

A Teoria Celular pode ser resumida, atualmente, em três pontos principais. Analise e marque a alternativa que não apresenta uma afirmação relacionada com essa teoria.

a) Todos os seres vivos são formadas por uma ou mais células.

b) Todas as células são formadas por membrana, citoplasma e núcleo.

c) As células são as unidades funcionais dos organismos vivos.

d) Uma célula só pode originar-se de outra existente.