Topo
pesquisar

Auxinas

Biologia

PUBLICIDADE

Os hormônios vegetais – fitormônios - auxiliam no crescimento e desenvolvimento da planta. São produzidos em regiões específicas, migram para as regiões onde suas presenças são necessárias e atuam sobre determinadas células: as células-alvo. Os fitormônios são produzidos no caule, folhas jovens, frutos e sementes em desenvolvimento.

As auxinas são hormônios vegetais que controlam os movimentos das plantas em resposta à luz (fototropismo). Quando uma planta é iluminada de um único lado, as auxinas migram para a região menos iluminada, causando um alongamento celular que tem como consequência a planta se curvando em direção à fonte de luz:

 

Denominamos fototropismo positivo quando a planta se volta para a luz, como no caso do caule. Raízes tendem a se alongar de forma inversa, oposto à fonte de luz, resultado do fototropismo negativo.

As auxinas auxiliam ainda no crescimento da planta em resposta à gravidade, fenômeno denominado gravitropismo: raízes crescem no sentido do centro gravitacional da Terra (gravitropismo positivo) e caules, no sentido oposto a ela (gravitropismo negativo). Esses hormônios são, ainda, responsáveis pela formação de raízes adventícias; estimulam o ovário da planta para que se forme o fruto; e inibem as gemas laterais das plantas (dominância apical). Sobre estas últimas, é válido salientar que, ao podar tais regiões, a ausência ou diminuição das auxinas decorrente deste ato promove o crescimento destas - e é baseado em tal princípio que as podas são recomendadas como forma de promover o crescimento da planta.

Uma última aplicação das auxinas diz respeito à abcisão: queda de folhas, flores e frutos mais velhos: a concentração de auxina nestas estruturas diminui com o tempo. Assim, a diminuição do teor desta faz com que surja, na base do pecíolo, uma camada de separação e uma camada protetora, que interrompe o fluxo de seiva e protege o caule após a queda.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Auxinas"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/auxinas.htm>. Acesso em 04 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA