Topo

Áreas de Estudo da Biologia

Biologia

A Biologia (do grego βιος, bios = vida; e λογος, logos = estudo) é a ciência responsável pelo estudo da vida: seu surgimento, processo evolutivo, constituição, formas de relação entre indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes e também com o mundo abiótico.

Embora nem sempre analisar o todo, por meio de suas partes, corresponda fielmente ao real, seria basicamente impossível estudar a Biologia sem que na mesma houvesse divisões, considerando a sua abrangência. Esse texto apresentará algumas áreas de estudo dessa ciência. São elas:

- Citologia (ou Biologia Celular), como o nome sugere, é responsável pelo estudo das células: sua composição, estruturas, organelas e metabolismo.

- Embriologia: responsável pelo estudo do desenvolvimento embrionário, antes mesmo da fecundação, até o nascimento.

- Histologia: estudo dos tecidos animais (muscular, epitelial, conjuntivo e nervoso).

- Anatomia: estudo das estruturas corporais.

- Microbiologia: estudo dos micro-organismos - vírus, bactérias, arqueas, fungos e protozoários.

- Botânica: estudo das plantas, incluindo sua morfologia, tecidos e processos inerentes ao metabolismo.

- Zoologia: estudo dos animais. Didaticamente, a Zoologia pode ser dividida em Zoologia dos Invertebrados e Zoologia dos Vertebrados e, academicamente falando, há pesquisadores que se atêm a grupos específicos, como a Entomologia (estudo dos insetos) e Herpetologia (estudo dos répteis e anfíbios).

- Genética: estudo das leis da hereditariedade.

- Evolução: estudo dos processos de transformação que populações e espécies sofrem ao longo do tempo, dando origem a novas formas de vida.

- Ecologia: estudo das relações dos seres vivos entre si e o meio ambiente.

- Paleontologia: estudo dos fósseis.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

ARAGUAIA, Mariana. "Áreas de Estudo da Biologia"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/areas-estudo-biologia.htm>. Acesso em 27 de setembro de 2016.