Topo
pesquisar

Aranhas e escorpiões: aracnídeos perigosos ao ser humano

Biologia

PUBLICIDADE

Considerando a variedade de organismos que pertencem à Classe Arachnida (os aracnídeos), em especial as aranhas com cerca de 40 mil espécies identificadas, e os escorpiões com aproximadamente 1600 espécies e subespécies catalogadas, entre as quais poucas são nocivas ao ser humano, ou seja, causam qualquer dano à saúde humana, é necessário um intenso controle desses pequenos animais, em razão da síntese de venenos potencialmente prejudiciais, em alguns casos levando à morte.

Neste sentido, atuando na prevenção de acidentes envolvendo aranhas e escorpiões, a população pode utilizar de certas cautelas, medidas profiláticas como as seguintes:

- Realizar periodicamente a observação de quintais e jardins, mantendo a limpeza destes locais;

- Limpar os lotes baldios, evitando o acúmulo de entulhos e lixos, ambientes propensos à proliferação de invertebrados transmissores de doenças (moscas, baratas, formigas), pois servem de alimento para aranhas e escorpiões;

- Antes de utilizar qualquer peça do vestuário (calça, camisa) ou mesmo as meias e calçados, examinar a existência de insetos inoportunos perigosos;

- Redobrar a atenção, em áreas próximas de construção civil;

- Utilizar equipamentos de segurança apropriados (luvas, sapato fechado, calça comprida e camisa manga longa), para realizar atividades rotineiras em áreas que ofereçam qualquer perigo.

- Se possível, vedar as janelas com telas de malha fina, bem como as soleiras das portas com pano enrolado ou borracha.


RELAÇÃO DE ALGUNS GÊNEROS DE ARANHAS E ESCORPIÕES NOCIVOS:

Loxosceles → aranha-marrom
Phoneutria → aranha-armadeira
Latrodectus → viúva-negra
Tityus → escorpião amarelo e marrom.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk Da Fonseca. "Aranhas e escorpiões: aracnídeos perigosos ao ser humano "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/aranhas-escorpioes-aracnideos-perigosos-ao-ser-humano.htm>. Acesso em 25 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA