Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Aracnídeos

Escorpião, carrapato, opilião e aranha: alguns representantes da Classe Arachnida
Escorpião, carrapato, opilião e aranha: alguns representantes da Classe Arachnida
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Filo Arthropoda abriga, entre outros, o Subfilo Chelicerata. Indivíduos desse grupo apresentam, geralmente, corpo dividido em cefalotórax e abdome. Possuem um par de quelíceras, quatro pares de pernas, olhos simples e órgãos táteis e olfativos. Além disso, não possuem antenas nem mandíbulas.

Os quelicerados são classificados em algumas classes, sendo a Arachnida uma delas. Nesta, escorpiões, aranhas, opiliões, ácaros e carrapatos são seus representantes. Quase em sua totalidade, os indivíduos desta classe são terrestres.

Carrapatos e opiliões possuem o cefalotórax e abdome fundidos. Nas aranhas, há fiandeiras nesta região que são responsáveis pela confecção de suas teias. Escorpiões têm pré-abdome e pós-abdome (ou cauda): é na extremidade deste último onde se localiza o aguilhão, região onde o veneno é armazenado.

O segundo par de pernas dos opiliões funciona como antenas, usadas para reconhecer o ambiente. A maioria destes é onívora, manipulando os alimentos com o auxílio de quelíceras e pedipalpos. Essas últimas estruturas são apêndices sensoriais que, nos escorpiões, são utilizadas como preensoras e, em alguns machos desta classe, pode atuar como órgãos de cópula.

Escorpiões, opiliões e aranhas têm digestão extracorpórea, secretando enzimas digestivas no alimento para depois sugá-lo. Carrapatos são, geralmente, hematófagos. Ácaros podem ser herbívoros ou detritívoros, se alimentam de escamas de pele.

Esses animais segmentados têm respiração traqueal, sendo que algumas aranhas maiores possuem esta estrutura modificada (filotraqueia). A excreção é feita via túbulos de Malpighi, sendo eliminada pelas glândulas coxais.

A reprodução da maioria destes animais é sexuada, com fecundação interna. Aranhas, escorpiões e opiliões têm desenvolvimento direto. Ácaros, indireto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Aracnídeos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/aracnideos.htm. Acesso em 18 de março de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

(UFV/2000) Os carrapatos são insetos geralmente pequenos, com cabeça, tórax e abdome fundidos. Na maioria das espécies desses artrópodes, a eclosão do ovo origina uma larva que se transforma em ninfa e, posteriormente, em adulto com quatro pares de patas. Quando adultos, são ectoparasitas e alimentam-se de sangue. Este texto sobre o carrapato apresenta ERRO ao:

a) Descrever seu hábito alimentar.

b) Referir-se aos seus estádios de desenvolvimento.

c) Referir-se à sua classe taxonômica.

d) Descrever a sua divisão do corpo.

e) Referir-se ao número de patas do adulto.

Exercício 2

Dentre as características dos chelicerados (aranhas, carrapatos, ácaros, escorpiões etc.), podemos destacar:

  1. Seis pares de apêndices; corpo dividido em cefalotórax e abdome; ausência de antenas; fecundação interna e desenvolvimento direto.
  2. Três pares de apêndices; corpo dividido em cefalotórax e abdome; ausência de antenas; fecundação interna e desenvolvimento direto.
  3. Seis pares de apêndices; corpo dividido em cefalotórax e abdome; presença de antenas; fecundação interna e desenvolvimento direto.
  4. Três pares de apêndices; corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; presença de antenas; fecundação interna e desenvolvimento indireto.