Topo
pesquisar

Animais fistulados

Biologia

Animais fistulados são aqueles submetidos a técnicas que permitem a visualização do sistema digestório a partir de um orifício.
PUBLICIDADE

A fistulação é uma técnica mundialmente conhecida que constantemente é alvo de crítica por parte dos defensores dos direitos dos animais, que frequentemente lançam petições para o fim dessa técnica em pesquisas agropecuárias.

A técnica consiste em deixar exposta uma parte do sistema digestório de um animal, geralmente bovinos e ovinos, através de aberturas feitas na pele até o órgão que se deseja observar. Após a abertura do local, é colocado um tubo para que a abertura fique vedada e seja possível ter acesso ao sistema digestório. No pós-operatório, é importante o uso de antibióticos e a limpeza deve ser diária a fim de evitar qualquer infecção. Vale destacar que esse procedimento é feito com o uso de anestesia, sem causar dor ao animal.

Essa técnica é utilizada para experimentos onde se deseja observar o funcionamento do sistema digestório desses animais e obter líquido ruminal. A EMBRAPA realiza diversos experimentos com animais fistulados e destaca que, além dos estudos de fisiologia e metabolismo, os animais fistulados são utilizados em pesquisas para desenvolvimento de estratégias para mitigação do metano entérico e obtenção de amostras para estudo de micro-organismos do rúmen que podem ter papel na obtenção de enzimas para a produção de etanol. Sendo, portanto, estudos importantes para o desenvolvimento agropecuário.

Além disso, o estudo do comportamento do sistema digestório permite que seja ajustada a dieta de um animal e que situações de estresse sejam notadas. A partir daí é possível melhorar sua produtividade e reprodução.

Geralmente não há variação fisiológica no animal. Entretanto, algumas complicações já foram relatadas em virtude da fistulação. Dentre as complicações, pode ser destacado o vazamento do conteúdo do rúmen, levando, consequentemente, à desidratação e desnutrição do animal fistulado.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Animais fistulados"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/animais-fistulados.htm>. Acesso em 05 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA