Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Adesão e comunicação entre as células

Esquematização de uma junção desmossomal
Esquematização de uma junção desmossomal
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os tecidos de um organismo são formados por agrupamentos de células semelhantes quanto à morfologia e à fisiologia, necessitando em algumas situações orgânicas de extrema conexão entre células adjacentes (vizinhas), assegurando, por exemplo: proteção contra a penetração de micro-organismos patogênicos (que causam doenças), e em outros casos, estruturas que proporcionam o intercâmbio de substâncias.

Tais funções ocorrem em virtude de especializações presentes nas regiões mediadas pela membrana plasmática e envoltórios celulares, denominadas junções intercelulares, sendo: os desmossomos, as zônulas oclusivas (junções oclusivas), as zônulas de adesão e os nexos (junções comunicantes).

Desmossomo → ponte estabelecida entre duas células vizinhas, por onde se conectam filamentos intermediários, formando uma estrutura de grande força tensora, composta de várias proteínas intracelular (placoglobina e desmoplaquina) e extracelular (desmogleina e desmocolina), existentes principalmente no tecido epitelial de revestimento (a pele) e músculo cardíaco.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Zônulas oclusivas → união entre as células (do intestino), impedindo a passagem e o armazenamento de substâncias e macromoléculas nos espaços intercelulares, vedando a comunicação entre dois meios (cavidades).

Nexos → são pontos comunicantes entre a membrana de uma célula e outra, através de proteínas transmembranares de ambas as células, formando poros (canais) por onde passam íons e pequenas moléculas. Esse tipo é encontrado em tecidos embrionários, células cardíacas e hepáticas.

Zônula de adesão → regiões que unem células vizinhas por meio de substâncias intercelulares adesivas, causando aderência sem que haja contato entre as membranas plasmáticas.

Por Krukmenberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Adesão e comunicação entre as células"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/adesao-comunicacao-entre-as-celulas.htm. Acesso em 29 de março de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Várias são as estruturas associadas à membrana plasmática da célula que permitem a sua adesão e comunicação com outras células. Essas estruturas especializadas são conhecidas por junções intercelulares. Marque a alternativa que indica uma junção que impede o fluxo de material pelo espaço intercelular.

a) Zônulas de oclusão.

b) Zônulas de adesão.

c) Desmossomos.

d) Junções comunicantes.

e) Junções gap.

Exercício 2

Existem vários tipos de junções intercelulares, dentre elas, destaca-se o desmossomo. A respeito desse tipo de junção, marque a alternativa incorreta.

a) O desmossomo é uma estrutura bastante complexa que apresenta formato de disco.

b) O desmossomo permite a comunicação entre as células, facilitando o intercâmbio de moléculas.

c) O desmossomo é capaz de promover uma adesão bastante resistente entre as células.

d) O desmossomo de uma célula é sobreposto por outro desmossomo presente em uma célula adjacente.