Topo
pesquisar

Homo sapiens

Biologia

A espécie Homo sapiens, à qual pertencemos, está classificada na ordem primata e na família Hominidae. Estima-se que essa importante espécie surgiu há cerca de 300.000 anos.
PUBLICIDADE

Classificação biológica da espécie humana

Reino – Animalia

Filo – Chordata

Subfilo – Vertebrata

Classe – Mammalia

Ordem – Primata

Subordem – Anthropoidea

Superfamília – Hominoidea

Família – Hominidae

Gênero Homo

Espécie Homo sapiens

Subespécie - Homo sapiens sapiens

História Evolutiva da Espécie Humana

A partir da descoberta de fósseis como o Homo sapiens de Steinheim e o Homo sapiens Rodesiano, cujos cérebros possuíam 83% do volume do cérebro atual, podemos estimar que os primeiros Homo sapiens surgiram há mais de 300.000 anos. Esses arquétipos (padrões) eram caçadores hábeis, cozinhavam carne, usavam roupas de pele de animais e construíam lanças e cabanas.

O fóssil mais representativo e estudado de Homo sapiens foi o Homem de Neanderthal, encontrado na Alemanha. Sua provável existência certamente compreendeu o período entre 70.000 e 40.000 anos atrás, habitando a Europa e a Ásia.

Por meio de indício fóssil, esse organismo revelou ser de baixa estatura e musculoso, com um cérebro praticamente do mesmo tamanho que o nosso e região cerebral correspondente à fala bem desenvolvida.

Os Neanderthais demonstravam habilidades na fabricação de instrumentos de pedras, utilizados para furar peles e confeccionar roupas, e também produziam lanças de madeira para abater animais de grande porte.

Esse grupo é classificado pela maioria dos antropólogos como uma subespécie do Homo sapiens (Homo sapiens neanderthalensis). Contudo, há quem considere que essa subespécie não é o ancestral direto do homem moderno, mas uma subespécie que se extinguiu há cerca de 40 mil anos, certamente em razão de eventos de competição com o homem atual (Homo sapiens sapiens), surgido por volta de 90 mil anos, a partir do Homo erectus.

Na figura, é possível observar uma representação do homem moderno e do Homo erectus
Na figura, é possível observar uma representação do homem moderno e do Homo erectus

Até o momento, o exemplar mais notório da subespécie Homo sapiens sapiens foi o Homo de Cro-Magnon, que tinha alta estatura. Ele desenvolveu ferramentas específicas (faca, lança, arco e flecha etc.) e demonstrou aptidões artísticas, inscrevendo algumas cenas de caça, evidenciadas por meio de pinturas rupestres preservadas em paredes de cavernas.

Um importante marco na evolução do homem ocorreu com a passagem da situação de caçador para agricultor, o que causou o surgimento das primeiras civilizações. A partir de então, há 12 mil anos, a evolução cultural encarregou-se de promover uma acelerada transformação.


Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Homo sapiens"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-nossa-especie-homo-sapiens.htm>. Acesso em 10 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA